Unicamp aprova título de professor emérito a Roberto Schwarz e Guita Grin Debert

Autoria
Edição de imagem

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou nesta terça-feira (31), por unanimidade, a concessão de título de Professor Emérito ao crítico literário Roberto Schwarz e à antropóloga Guita Grin Debert.

Schwarz nasceu em Viena, na Áustria, em 1938. No ano seguinte, a família, de origem judaica, emigrou para o Brasil, em virtude da situação política na Europa. Roberto Schwarz estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP) e fez mestrado na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Em seguida, tornou-se professor na USP.

Roberto Schwarz iniciou sua trajetória como docente da Unicamp, em 1978, ocupando uma cadeira no Departamento de Teoria Literária do IEL
Roberto Schwarz iniciou sua trajetória como docente da Unicamp, em 1978, ocupando uma cadeira no Departamento de Teoria Literária do IEL. Foto: Reprodução Redes Sociais

Em 1969, exilou-se na França, tendo realizado o doutorado na Universidade de Paris-Sorbonne. Bolsista na Guggenheim Memorial Foundation, foi professor visitante na Universidade de Harvard. Em 1978, iniciou sua trajetória como docente da Unicamp, ocupando uma cadeira no Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). 

"Seus  livros, que foram traduzidos nos Estados Unidos, tornaram-se clássicos da área e se transformaram em leitura obrigatória em cursos de teoria literária mundo afora", disse o professor Márcio Seligmann-Silva, presidente da comissão especial de designação do título. "Ele tem uma carreira única e é um das pessoas  de maior destaque na área na América Latina. O reconhecimento da Universidade é absolutamente merecido", concluiu o professor Seligmann.

Guita Debert

A antropóloga Guita Grin Debert passou mais de 38 anos na Unicamp. A professora Maria Filomena Gregori, que integrou a comissão especial de homologação do título, destaca alguns pontos de sua carreira.

"Sua contribuição acadêmica e científica sobre assuntos complexos como família, curso da vida, violência, gênero, envelhecimento, bem como o seu engajamento institucional, têm sido reconhecidos dentro e fora da Unicamp", disse a professora. 

Entre outras homenagens, Guita Debert foi agraciada em 2020 com a Medalha Roquette Pinto, da Associação Brasileira de Antropologia.
Entre outras homenagens, Guita Debert foi agraciada em 2020 com a Medalha Roquette Pinto, da Associação Brasileira de Antropologia.

Em 2000, Guita recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro A reinvenção da velhice. Em 2002, foi contemplada com o prêmio acadêmico Zeferino Vaz, o que, segundo Filomena, revela seu comprometimento com a formação de alunos. Além disso, foi agraciada em 2020 com a Medalha Roquette Pinto, da Associação Brasileira de Antropologia.

A atuação internacional de Guita também foi intensa, tendo ministrado cursos em universidades como Columbia e do Colorado (EUA), o Instituto de Estudos de Desenvolvimento da Sorbonne (França) e as Universidades de Bologna (Itália) e Lisboa (Portugal).

"Desde o início de sua trajetória, ela teve um comprometimento institucional bastante vigoroso com a Unicamp", avalia Filomena. Guita Debert foi chefe do Departamento de Antropologia, coordenadora de várias áreas de doutorado em Ciência Sociais e do  mestrado em Antropologia. A homenageada é também pesquisadora associada do Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu) e atuou frequentemente junto às agências de fomento.

 

Imagem de capa
Aprovação foi em votação unânime na sessão do Conselho Universitário do dia 31 de maio

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa