Governo de SP anuncia abertura de 31 novos leitos pediátricos no HC e no HES

O governador Rodrigo Garcia e o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, confirmaram, na quinta-feira (26/5), a abertura de 31 novos leitos pediátricos no Hospital de Clínicas da Unicamp e no Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp). A coordenadora de Assistência do HC, Elaine Cristina de Ataíde, representou o superintendente do hospital na cerimônia, ocorrida durante uma visita de Garcia ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME-Campinas).

Segundo Gorinchteyn, a partir do dia 1° de junho, haverá 16 novos leitos no HC, sendo seis de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 10 de semi-intensiva. Já o Hospital Estadual Sumaré receberá o custeio para mais cinco leitos de UTI, cinco de UTI semi-intensiva e cinco de urgência pediátrica. As novas vagas serão reguladas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) do estado.

Elaine de Ataíde explicou que as tratativas com o Estado e a prefeitura de Campinas para abertura e custeio dos leitos começaram há cerca de 15 dias. “Fizemos diversas reuniões para avaliar rapidamente uma forma de colocar esses leitos em operação. Assim, reafirmamos nosso compromisso com o Estado para minimizar o problema das doenças respiratórias em crianças na região”, detalhou.

O investimento do Governo de São Paulo será de R$ 2 milhões para manutenção desses leitos até o fim de setembro, cobrindo o período de sazonalidade das doenças respiratórias. Seu principal causador é o vírus sincicial respiratório (VSR), que provoca bronquiolites e pneumonias infantis. “A abertura dos 31 leitos é um esforço inicial, que vai continuar. A DRS-7 está mapeando junto com as prefeituras da RMC as opções de expansão de novos leitos”, disse Garcia.

Também em Campinas, o governador fez o anúncio oficial do programa Mutirão de Cirurgias para a região, que tem cerca de 71,4 mil procedimentos represados no sistema Cross (Centrais de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). A iniciativa prevê cirurgias extras na rede estadual, remuneração dobrada nos hospitais do SUS e a contratação de serviços na rede privada e hospitais filantrópicos.

Matéria original publicada no site do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

Imagem de capa
O investimento será de R$ 2 milhões para manutenção dos leitos até o fim de setembro

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola