Prata da casa, Odilon Roble assume a direção da FEF

Edição de imagem
Cerimônia de posse foi presidida pelo reitor Antonio Meirelles na tarde de quarta-feira (18)
Cerimônia de posse foi presidida pelo reitor Antonio Meirelles na tarde de quarta-feira (18)

O educador físico e filósofo Odilon José Roble assumiu, na tarde de quarta-feira (18), a direção da Faculdade de Educação Física (FEF) para o quadriênio de 2022 a 2026, tendo o professor João Paulo Borin como diretor associado. O reitor Antonio José de Almeida Meirelles presidiu a cerimônia de posse no Centro de Convenções, ao lado da coordenadora geral da Universidade, Maria Luiza Moretti. 

Odilon Roble iniciou a graduação em Educação Física em 1992 na própria FEF e graduou-se em Filosofia na Puc-Campinas. Fez especialização em Psicanálise e retornou à Unicamp para cursar mestrado e doutorado na Faculdade de Educação (FE). Desde 2010, Roble é docente na FEF. 

“Acredito que o hibridismo da minha formação está no DNA da Unicamp. Sou filho dela, e  um talento da Universidade é a capacidade de agregar saberes e construir uma teia de conhecimento com influências e experiências diversas”, afirmou Roble em seu discurso de posse.

O novo diretor acredita que, embora a FEF seja uma Unidade pequena em certos aspectos, tem enorme representatividade no conjunto da Universidade. “Acredito que a FEF tem um papel protagonista, e a diversidade de saberes é um atrativo para novos desafios e novas pesquisas. Sou o primeiro ex-aluno a ser diretor da Unidade e considero isso como um prêmio aos professores”, comemorou. 

##
Odilon Roble substitui Orival Andries à frente da direção da FEF pelos próximos quatro anos 

Odilon Roble substitui o professor Orival Andries Junior, que esteve à frente da direção da FEF desde 2019 e passa a assumir a diretoria executiva da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). Em discurso de despedida, Andries fez uma analogia entre sua missão administrativa e a competição Ironman Triathlon, modalidade que disputa. 

“Ao nascer do sol, é dada a largada para a prova de natação. A água é gelada e é necessário nadar 3.800 metros. Assim é o trabalho do diretor de uma Unidade de ensino na Universidade”, afirmou. Andries também recordou os desafios da pandemia. “Um ironman não desiste com facilidade. Olhar o pórtico de chegada traz aquela sensação de alegria, tristeza, cansaço, mas ao mesmo tempo a vontade de continuar”, avaliou. 

Assista à cerimônia de posse: 

Imagem de capa
Odilon Roble substitui o professor Orival Andries Junior, que esteve à frente da direção da FEF desde 2019 e passa a assumir a diretoria executiva da Funcamp

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa