Primeira edição do HC RUN reúne centenas de corredores

##
O evento foi dividido entre corridas de 5 e 10 quilômetros e caminhada pelas ruas da Universidade 

Mais de 500 pessoas participaram no domingo de manhã (15) do HC RUN – Corrida pela Vida. Houve corridas de 5 e 10 quilômetros e caminhada pela Unicamp. A largada e a chegada aconteceram em frente ao prédio da Reitoria da Unicamp. O evento foi promovido pela Faculdade de Educação Física (FEF), Hospital de Clínicas (HC) e Associação Amigos do HC.

De acordo com os organizadores, a prova é parte da retomada das atividades na Universidade. “A corrida celebra a vida e a saúde. Ficamos com o campus fechado por dois anos, mas aos poucos parece que as coisas estão retornando ao normal”, disse Marco Bortoleto, coordenador das atividades de extensão da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp.

“Quando fazemos uma atividade que traz benefícios para a população, até os deuses conspiram a nosso favor”, comentou Orival Andries Júnior, diretor da FEF, ao aludir à intensa chuva que caiu durante à noite em Campinas e cessou ao amanhecer de domingo.

O superintendente do HC, Antonio de Oliveira Filho, destacou a importância da parceria com outras unidades da Unicamp e o apoio da Funcamp, do Instituto de Otorrinolaringologia da Unicamp (IOU), da Associação Alumni e da Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL) para a realização do evento.

“O esporte tem o poder de promover esse entrosamento. O processo de organização do HC RUN tem sido uma experiência maravilhosa que queremos que se repita por muitas edições”, disse Antonio.

Vencedor da prova de 10K é aluno do 3º ano de Medicina da Unicamp
Vencedor da prova de 10K , Vitor Antonio, é aluno do 3º ano de Medicina da Unicamp

Solidariedade e bem-estar

Um dos objetivos do RH RUN, de acordo com Marcos Maldaun, presidente da Associação Amigos do HC, é aproximar o hospital da comunidade interna e externa e promover a saúde da população. Outro objetivo é arrecadar fundos para diversos projetos de melhoria do parque tecnológico e para a assistência aos pacientes.

“O primeiro projeto que queremos executar é a ampliação e reforma do Centro Cirúrgico e da área de Oncologia do HC. Ainda neste ano pretendemos organizar um jantar de gala para sociedade campineira”, revelou Marcos.

Amanda Ferreira trabalha no Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVI) do HC Unicamp e veio com o marido e os filhos participar do HC RUN. “Adoro correr e quero estimular meus filhos a praticarem esse esporte. E sei que a corrida está ajudando o HC”, disse. Célia de Souza é enfermeira do HC e corre desde 2016. Para ela, a corrida é um esporte de fácil acesso e que contribui muito para a saúde.

“Acordar às 5 da manhã, correr e ver o sol nascer, propicia um estado de bem-estar físico e mental que todos os profissionais da saúde deveriam experimentar”, recomenda ela, que ficou em 3º lugar na categoria feminina entre 30 e 50 anos.

Premiação e fotos

Após a corrida houve a premiação dos corredores. A lista dos vencedores por categoria será divulgada no site da FEF. Acesse o álbum de fotos do evento e veja os vídeos da largada da corrida no Facebook do HC Unicamp.

Matéria original publicada no site do Hospital de Clínicas da Unicamp.