Adunicamp reúne ex-presidentes na festa de 45 anos

Autoria
Edição de imagem
##
A associação nasceu com o objetivo de se posicionar também sobre questões nacionais

A Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp) comemorou os 45 anos de fundação da entidade na noite desta quinta-feira (12) reunindo vários de seus antigos presidentes, entre eles o professor José Vitório Zago, o primeiro a ocupar o cargo, ainda na década de 1970.

Zago relembrou as grandes campanhas da categoria e ressaltou que a associação nasceu com o objetivo de se posicionar também sobre questões nacionais, tradição que, segundo ele, vem sendo mantida.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, também esteve na solenidade. Para ele, a história da Adunicamp se confunde com a história da Unicamp. Lembrou ainda que a entidade resistiu a intervenções, lutou por autonomia e esteve presente em grandes movimentos pela inclusão.

O reitor considera que o momento é de construir diálogos com a sociedade e que a inclusão é uma das formas de a academia se relacionar com a comunidade externa.

A festa foi aberta com uma apresentação dos músicos Esdras Rodrigues, que já foi diretor do Instituto de Artes, e Ricardo Serrão.

O professor José Ricardo Figueiredo,  presidente da Adunicamp entre 1993 a 1995, se disse orgulhoso de fazer parte da história da entidade. "Uma história de lutas pela democracia, em uma entidade que sempre foi aliada da verdade", acrescentou.

Também participaram da solenidade a presidente da Adunicamp, professora Maria Silvia Gatti; o representante do Fórum das Seis, professor Paulo Cesar Centoducatte, Elisiene Lobo, representante do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, Fernando Savellam, da Associação da Pós-Graduação, e Cecilia Ciochetti, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicamp.

Veja registros do evento de celebração dos 45 anos. 

A festa foi aberta com uma apresentação dos músicos Esdras Rodrigues e Ricardo Serrão
Associação iniciou as atividades na década de 70
Associação iniciou as atividades na década de 70
Associação iniciou as atividades na década de 70
Associação iniciou as atividades na década de 70
Associação iniciou as atividades na década de 70

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa