Adunicamp reúne ex-presidentes na festa de 45 anos

Autoria
##
A associação nasceu com o objetivo de se posicionar também sobre questões nacionais

A Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp) comemorou os 45 anos de fundação da entidade na noite desta quinta-feira (12) reunindo vários de seus antigos presidentes, entre eles o professor José Vitório Zago, o primeiro a ocupar o cargo, ainda na década de 1970.

Zago relembrou as grandes campanhas da categoria e ressaltou que a associação nasceu com o objetivo de se posicionar também sobre questões nacionais, tradição que, segundo ele, vem sendo mantida.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, também esteve na solenidade. Para ele, a história da Adunicamp se confunde com a história da Unicamp. Lembrou ainda que a entidade resistiu a intervenções, lutou por autonomia e esteve presente em grandes movimentos pela inclusão.

O reitor considera que o momento é de construir diálogos com a sociedade e que a inclusão é uma das formas de a academia se relacionar com a comunidade externa.

A festa foi aberta com uma apresentação dos músicos Esdras Rodrigues, que já foi diretor do Instituto de Artes, e Ricardo Serrão.

O professor José Ricardo Figueiredo,  presidente da Adunicamp entre 1993 a 1995, se disse orgulhoso de fazer parte da história da entidade. "Uma história de lutas pela democracia, em uma entidade que sempre foi aliada da verdade", acrescentou.

Também participaram da solenidade a presidente da Adunicamp, professora Maria Silvia Gatti; o representante do Fórum das Seis, professor Paulo Cesar Centoducatte, Elisiene Lobo, representante do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, Fernando Savellam, da Associação da Pós-Graduação, e Cecilia Ciochetti, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicamp.

Veja registros do evento de celebração dos 45 anos.

A festa foi aberta com uma apresentação dos músicos Esdras Rodrigues e Ricardo Serrão
Associação iniciou as atividades na década de 70