Combate à desinformação: pesquisador lança software em universidade da Alemanha

Autoria
Fotos
Edição de imagem

O pesquisador colaborador da Unicamp Fernando Nobre Cavalcante, lançou na quarta-feira (11/5), na Universidade de Bremen (Alemanha), a versão 1.4 do software Qualichat. Desenvolvido para pesquisas em grupos do aplicativo Whatsapp, o pacote computacional é resultado de dois anos de investigação etnográfica.

“Na última eleição presidencial, em 2018, o Whatsapp foi uma mídia determinante para os rumos do pleito. Pensando nisso, apresentamos, em conjunto com uma rede de 50 pesquisadores, uma resposta da comunidade acadêmica brasileira à desinformação por meio da análise das conversações nesse aplicativo, que também pode influenciar as eleições deste ano”, enfatiza Fernando.

O Qualichat permite detectar a opinião pública por meio da obtenção de dados compartilhados em grupos de Whatsapp, como notícias, temas, pessoas envolvidas, palavras mais usadas, além dos dias e horários com maior pico de troca de mensagens.

Fernando explica que os pesquisadores podem descobrir a relação entre palavras ou temas e determinados atores ou grupos. Ou seja, é possível identificar, com o software, os assuntos mais associados ao grupo dos caminhoneiros, ao presidente Jair Bolsonaro, ou ao ex-presidente Lula, por exemplo.

Como resultado de uma parceria com o projeto Qualitube, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o pacote computacional permite também descobrir quais sites foram mais compartilhados nos grupos de Whatsapp estudados e o número de visualizações advindas desses grupos, entre outras possibilidades.

Sobre o Qualichat

O Qualichat foi desenvolvido por uma rede de pesquisadores da temática Humanidades Digitais e Pós-Humanismos, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. O projeto beneficiou-se também do debate com o Laboratório de História da Comunicação e Mudanças da Mídia da Universidade de Bremen, na Alemanha. Ele foi financiado pela Associação de Ciências Políticas dos Estados Unidos e recebeu o apoio da empresa alemã Tutanota, líder em criptografia de e-mail. 

Agendado para ser lançado em ano eleitoral, o software foi construído a partir de amplo diálogo com pesquisadores das ciências humanas interessados em oferecer instrumentos para pesquisa em política.

Leia mais: 

Ferramenta desenvolvida na Unicamp auxilia em pesquisas sobre fake news no Whatsapp

Assista ao vídeo explicativo: 

Imagem de capa
O Qualichat é uma ferramenta que analisa conversas em grupos do Whatsapp

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa