Semana de Enfermagem terá palestras motivacionais e homenagens no HC

O Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp promoverá, hoje e amanhã (11 e 12 de maio), a 83ª Semana Brasileira de Enfermagem. O tema será “Enfermagem no contexto pós-pandemia: acolher vidas para fortalecer emoções”. Atualmente, o HC tem em seus quadros 1.546  enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem.

De acordo com o diretor do Departamento de Enfermagem do HC, Joaquim Graciano, a pandemia de Covid-19 contribuiu significativamente para o esgotamento físico e mental de muitos profissionais de enfermagem.

“A enfermagem atua 24 horas por dia em função da saúde do paciente. Aquele contexto atípico causou muito estresse e fragilizou a saúde mental do grupo. É importante refletir sobre a realidade atual para dar um novo ânimo à equipe de Enfermagem do HC”, avalia Graciano.

Programação

A abertura oficial da 83ª Semana Brasileira de Enfermagem será nesta quarta-feira (11), às 19h30, no anfiteatro do HC, com a palestra de Ana Lia Santos Brasil, sobre “As cinco forças poderosas da Enfermagem”. No dia 12 (quinta-feira), às 11 horas, Antonio Braga faz a palestra “Viagem para dentro... transformação para fora”;  às 16 horas, Vanessa Rodrigues abordará o tema  “Você merece ser feliz”. Às 19h30, Ana Lia Santos Brasil volta com a palestra “As cinco forças poderosas da Enfermagem”.

Após cada palestra haverá uma homenagem a profissionais da enfermagem que há 25 anos trabalham no HC da Unicamp. Veja aqui a programação completa.

Semana de Enfermagem

A Semana de Enfermagem é comemorada no Brasil desde a década de 1940 e contempla duas datas: o Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, e o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, em 20 de maio. A primeira é uma homenagem à enfermeira britânica Florence Nightingale, nascida nesse dia, em 1820, e à enfermeira brasileira Ana Neri. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem na Inglaterra, em 1860. Ana Neri foi a primeira enfermeira brasileira a se alistar na Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870.

Matéria original publicada no site do Hospital de Clínicas da Unicamp.

Atualmente, o hospital tem em seus quadros 1.546  enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem

Comunidade Interna