Unicamp recebe reitora de universidade equatoriana

Autoria
Edição de imagem

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e Cecília Paredes, reitora da Escola Superior Politécnica do Litoral (Espol), do Equador, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (4) para discutir a ampliação do intercâmbio entre as duas instituições. Paredes disse que a Espol tem interesse na expertise da Unicamp na área da saúde. 

A Unicamp já recebe estudantes equatorianos para cursos de mestrado e doutorado
Encontro discutiu a ampliação do intercâmbio entre as duas instituições; a reitora Cecília Paredes disse que a Espol tem interesse na expertise da Unicamp na área da saúde

"Somos uma escola técnica, mas queremos fortalecer outras áreas, em especial a da saúde. Planejamos instalar uma escola de medicina", afirmou. "Estamos felizes com a visita e nos interessa muito aprofundar nossos programas de intercâmbio", disse Meirelles.

A Unicamp já recebe estudantes equatorianos para cursos de mestrado e doutorado. Segundo o coordenador do Projeto Campus Sustentável, professor Luiz Carlos Pereira da Silva, 15 alunos de pós-graduação participam hoje de programas desenvolvidos em conjunto pelas universidades. A ideia é ampliar o intercâmbio, com a ida de professores da Unicamp para atuarem na Espol.  

De acordo com o professor, as universidades também estudam a ampliação de acordos para projetos nas áreas de sustentabilidade e a participação conjunta em editais de pesquisa. 

A Unicamp já recebe estudantes equatorianos para cursos de mestrado e doutorado
A Unicamp já recebe estudantes equatorianos para cursos de mestrado e doutorado

Integrou a delegação os professores Carmen Vaca, Guillermo Sorlano, José Cordova, Miguel Torres e Jorge Aragundi. O grupo aproveitou a visita à Unicamp para conhecer o projeto Campus Sustentável, parceria entre a Unicamp e a CPFL Energia iniciada em agosto de 2017. O projeto visa melhorar a infraestrutura do campus e aprimorar o ensino e a pesquisa por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, transformando a Unicamp em um laboratório vivo de sustentabilidade energética.

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa