ENESIN22 reúne estudantes presencialmente na 8ª assembleia do projeto

##

A 8ª assembleia do Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022 (ENESIN22) reuniu grupos de alunos na quinta-feira (28/4) na sede do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. Após sete assembleias realizadas de modo remoto, essa foi a primeira reunião em que os estudantes, professores e a organização do evento puderam encontrar de forma presencial os demais integrantes. O ENESIN22 é uma iniciativa do IdEA em parceria com a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp.

Três dos cerca de 30 grupos inscritos fizeram apresentações sobre seus temas, permitindo uma visão da gama de questões que estão sendo abordadas. Os temas foram: documentação e memórias das periferias, aplicação do método de volumes finitos na modelagem do Rio Paraopeba (MG) e administração e manuseio de resíduos sólidos em Campinas.

Um ponto central do projeto é a interdisciplinaridade. Ela deve permear a resolução dos problemas em discussão. Para estimular os estudantes a buscarem estratégias interdisciplinares, o ENESIN22 propôs a formação de grupos de alunos, de disciplinas distintas e níveis de formação variados, para analisar e sugerir soluções para questões relevantes para a sociedade. Na realização dos projetos, as equipes, com três a seis estudantes, podem ser auxiliadas por professores ou funcionários da Unicamp, ou mesmo de fora da instituição.

Os organizadores do evento avaliaram como bem-sucedido o encontro presencial, que permitiu maior interação entre as pessoas e a troca de impressões sobre as estratégias adotadas pelos grupos na execução de seus projetos. Após meses de interação virtual, os membros de alguns dos grupos ainda não haviam se encontrado pessoalmente.

Professores José Mário Martinez, Isabela Tardin e Chrystiano Lyra:
Professores José Mário Martinez, Isabela Tardin e Chrystiano Lyra:  Aproximadamente 60 inscritos até o momento para um projeto-piloto

A professora Isabella Tardin, coordenadora adjunta do IdEA e docente do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), avalia que a reunião permitiu uma melhor percepção da evolução dos projetos. “Tivemos representantes de oito grupos. Vieram também os professores que os auxiliam, como Cristiane Dias e Greciely da Costa, do IEL e do Laboratório de Estudos Urbanos. A assembleia facilitou o diálogo e proporcionou uma visão mais realista, pela presença física, pelo interesse demonstrado e também pelos dados apresentados.”

Christiano Lyra, coordenador do IdEA, mostrou-se particularmente tocado pelo contato ao vivo com os estudantes, depois das dificuldades advindas do isolamento decorrente da pandemia da Covid-19. Para ele, o ENESIN22 conta com uma juventude bem-preparada e apta a dar contribuições à parcela da sociedade que não teve a oportunidade de frequentar a universidade.

“Foi emocionante ver os jovens empolgados com o trabalho e procurando ser úteis ao mundo com o conhecimento que têm. Pelas exposições que vimos, todos os grupos estão interessados em contribuir com a comunidade e com o país”, elogiou Lyra, que é professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC).

O projeto do ENESIN22 está avançando dentro das expectativas de seu idealizador, o professor José Mario Martinez, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA. Professor emérito da Unicamp e docente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), Martinez considera satisfatório o número de aproximadamente 60 inscritos até o momento para um projeto-piloto. Ele também manifestou entusiasmo com a reunião. “Era realmente o que estávamos precisando. Reuniões à distância são boas por alguns motivos, mas ruins por outros. Fiquei contente com a reunião presencial, que foi agradável, afetiva, e nos permitiu uma boa comunicação.” Segundo ele, há níveis de desenvolvimento desiguais entre os projetos, mas isso já era esperado pela organização.

A coordenação abriu um canal de comunicação com os inscritos e interessados em participar por meio do endereço eletrônico enesin@unicamp.br. Alguns grupos manifestaram a necessidade de recursos para viabilizar as propostas. Os organizadores estão discutindo possíveis soluções para a execução dos projetos. A próxima reunião do ENESIN22 foi anunciada para o dia 20 de maio, às 13h, na sede do IdEA.

A programação será encerrada no segundo semestre em um evento com premiações, apresentação de posters e entrega de certificados. O formulário de inscrições do ENESIN22 e demais informações sobre o evento podem ser encontrados em www.idea.unicamp.br/enesin. As sete assembleias virtuais, realizadas entre setembro de 2021 e março de 2022, podem ser acessadas pela página do IdEA no YouTube.

Participantes estiveram na sede do IdEA para a reunião mensal do Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022

Comunidade Interna