Em reunião, Reitoria discute intercâmbio entre universidade e municípios

Autoria
Edição de imagem

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu na tarde desta segunda-feira (2) a vereadora Thainara Faria (PT), da Câmara Municipal de Araraquara. O tema da reunião foi o intercâmbio entre universidade e poder público municipal. O reitor defendeu a troca de experiências em políticas públicas voltadas ao emprego, inclusão e inovação. 

Um dos pontos debatidos foi o cooperativismo de plataformas, conceito segundo o qual as plataformas digitais são controladas por trabalhadores ou comunidades locais. O modelo prevê uma gestão mais democrática, dado que a propriedade é compartilhada. 

Reitor Antonio Meirelles e a vereadora Thainara : Ele propôs que uma caravana de professores e técnicos vá até Araraquara para estudar parcerias em programas voltados para  a capacitação e o estímulo à economia coletiva solidária
Reitor Antonio Meirelles e a vereadora Thainara Faria (PT): Proposta de uma caravana de professores e técnicos vá até Araraquara para estudar parcerias em programas voltados para a capacitação e o estímulo à economia coletiva solidária

Thainara lembrou que um exemplo desse modelo entrou em operação este ano na cidade, com um aplicativo de transporte de passageiros. Motoristas interessados se cadastraram em uma cooperativa e definiram, em conjunto, as regras de funcionamento do sistema.

Meirelles manifestou o interesse da Unicamp em promover e aplicar programas de inclusão, formação e inovação tecnológica em municípios. Ele propôs que uma caravana de professores e técnicos vá até Araraquara para estudar parcerias em programas voltados para  a capacitação e o estímulo à economia coletiva solidária. 

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, a universidade tem um histórico de intervenções de sucesso em áreas como agricultura familiar, agricultura solidária ou programas voltados a idosos.

O tema da reunião foi o intercâmbio entre universidade e poder público municipal
O tema da reunião foi o intercâmbio entre universidade e poder público municipal

Vice-presidente da Câmara Municipal, a vereadora, de 27 anos, foi a mulher mais jovem a assumir uma cadeira na última legislatura municipal e a primeira negra a ocupar o cargo.

Também participaram do encontro os professores Sávio Cavalcante, assessor da Pró-Reitoria de Graduação (PRG); Susana Durão, coordenadora da Secretaria de Vivência nos Campi (SVC), Silvia Santiago, titular da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH), Ricardo Dahab, diretor da Coordenadoria Integrada de Tecnologia da Informação e Comunicação (Citic) e a a chefe adjunta do Gabinete do Reitor, Adriana Ferreira.

 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa