Morre, aos 91 anos, a professora e cantora lírica Niza Tank

Autoria
Edição de imagem
foto mostra niza tank cantando ao lado de um piano em um palco
Niza Tank foi grande responsável pela divulgação da obra de Carlos Gomes no país (foto: Antonio Scarpinetti)

Morreu neste domingo (24/4), aos 91 anos, Niza de Castro Tank, professora do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. O velório foi realizado na segunda-feira (25) no Cemitério da Saudade, em Campinas. O corpo foi em seguida levado para Limeira, cidade natal de Niza, onde foi sepultado. Tank foi a primeira docente da cadeira de canto do Departamento de Música do IA. Ela se consagrou como uma das maiores cantoras líricas do país, com destaque para a interpretação das obras de Carlos Gomes. Niza Tank formou uma geração de músicos e intérpretes com características que se tornaram marcas de seu trabalho: excelência artística, generosidade e alegria. 

Em homenagem a Niza Tank, a TV Unicamp disponibiliza em seu canal no YouTube o documentário "Joias da Princesa: Niza de Castro Tank", dirigido por Ariane Porto, professora do IA, e Tereza Aguiar, diretora de teatro falecida em abril deste ano. Produzido em 2012, o filme contou com o apoio do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) e compôs uma série de documentários sobre pessoas importantes para a história da cidade. Confira o vídeo a seguir. 

"Niza sempre foi uma pessoa inspiradora"

Nascida em Limeira em 1931, Niza recebeu incentivo para a música em casa e na escola. Com a mudança para Campinas, em 1945, passou a ter aulas de canto. O aprimoramento a encorajou a tentar um contrato como cantora na Rádio Gazeta, na capital paulista. O talento da jovem encantou os profissionais da emissora, o que lhe rendeu um início de carreira como cantora de óperas entre 1954 e 1960. A primeira apresentação no Theatro Municipal de São Paulo foi em 1957, feito que a colocou sob os holofotes do canto lírico nacional e internacional. 

"Quando Niza subia no palco, roubava a cena. Era de baixa estatura, mas imensa enquanto artista. Atuou com brilhantismo e sensibilidade. Seu canto carregava muito sentimento e era algo muito coeso artisticamente", lembra Adriana Giarola, professora de canto do IA, aluna e colega de departamento de Niza. 

Em 1959, foi a primeira soprano a gravar a ópera Il Guarany, de Carlos Gomes, interpretando a personagem Ceci, em uma iniciativa do maestro Armando Belardi, então diretor artístico da Rádio Gazeta. A relação de Niza com o compositor campineiro foi um dos destaques de sua carreira. Em sua voz, obras como Il Guarany, Schiavo, Fosca, A Noite do Castelo, Salvador Rosa e Colombo circularam pelo Brasil e outros países.  

foto mostra niza jovem em um palco cantando com orquestra
Carreira de Niza foi marcada pelo talento, alegria e generosidade (foto: acervo)

"Niza foi uma das mais importantes sopranos ligeiros do Brasil da segunda metade do século XX e princípio do século XXI. Além do vasto repertório de câmara e operístico, divulgou amplamente a música de Carlos Gomes", avalia Angelo Fernandes, docente de canto do IA. De seu trabalho, destaca-se ainda o livro Minhas Pobres Canções, em que reúne análises, partituras e gravações das músicas de Carlos Gomes. "Ela deixa um legado de conhecimento a um grande número de alunos, de diversas gerações de cantores e professores de canto". 

A vinda para a Unicamp ocorreu a convite do maestro Benito Juarez, então diretor do Departamento de Música do IA. À época, Niza estava prestes a ingressar como docente na Universidade de Brasília (UnB), mas com a criação da cadeira de canto na Unicamp, optou por ficar na cidade de Carlos Gomes e ser a primeira professora da área na Universidade.

Como professora, combinava o rigor artístico dos grandes mestres com uma leveza e bom humor que contagiava alunos e colegas. "Niza tinha um espírito de muita responsabilidade, mas era de uma jovialidade impressionante. Além de seu entusiasmo, uma marca de seu trabalho era a alegria", comenta Paulo Ronqui, diretor do IA. Para ele, o legado pedagógico de Niza vai além dos muros da Unicamp e está presente nas escolas de música de todo país. "Muitos dos professores universitários de música do país passaram pela Unicamp e tiveram contato com Niza. Direta ou indiretamente, ela teve um impacto na trajetória de muitos cantores". 

Adriana Giarola compartilha uma lembrança que dá a dimensão do quanto a arte de Niza Tank era contagiante: "Certa vez, ela participava de uma obra dificílima, chamada 'Concerto para Soprano e Orquestra', do Gliere, junto com a Orquestra Sinfônica de Campinas. Atrás do palco, ela estava muito simpática, falante, contando piadas. Até que um dos músicos perguntou: 'Niza, você não está nervosa?' Ela respondeu  com muita confiança: 'Eu ensaiei, estudei, confio na minha técnica. Por que vou ficar nervosa? Quero curtir o espetáculo".
  
Confira a edição do programa Memória Científica, da TV Unicamp, com Niza Tank:

Leia mais: 

Niza Tank não resiste ao chamado da música

Imagem de capa
foto mostra niza tank cantando ao microfone em um fundo preto

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”