Consulado britânico busca intensificar parcerias com a Universidade

O reitor da Unicamp Antonio José de Almeida Meirelles recebeu, na última sexta-feira (1/4), uma comitiva do consulado britânico liderada pela Cônsul adjunta Lisa Weedo. O objetivo da visita foi discutir estratégias para intensificar colaborações científicas e intercâmbios entre a Universidade e instituições do Reino Unido.

Participaram da reunião o assessor da Pró-reitoria de Pesquisa (PRP), Leonardo Tomazeli; o diretor executivo de Relações Internacionais, Osvaldir Taranto; a diretora executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini; Rafael Dias e Paula de Sena, respectivamente assessor e gerente de relações entre Unicamp e Reino Unido da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri).

##
Nos últimos 10 anos, mais de 100 projetos foram desenvolvidos a partir da colaboração com as instituições francesas

Na reunião, foram abordadas a pauta do desenvolvimento sustentável e iniciativas como o HIDS e a Inova, que colocam a Unicamp em destaque no cenário internacional por sua aproximação com a indústria e a propriedade intelectual.

Osvaldir Taranto destacou que, nos últimos 10 anos, mais de 100 projetos foram desenvolvidos a partir da colaboração entre a Unicamp e Universidades como as de Oxford, Bath, Cardiff e Birmingham, tendo as duas últimas se constituído como parceiras estratégicas da Unicamp. O diretor ressaltou ainda a mobilidade de docentes, estudantes e funcionários técnico-administrativos como importantes elos de intercâmbio.

Cristina Hori, gerente de ciência e inovação do consulado britânico, apontou a Unicamp  como porta de entrada para os pesquisadores britânicos e lembrou de colaborações já consolidadas, como o método Cambridge Enterprise, utilizado pela Inova, e o Structural Genomics Consortium (SGC), que estimula o open access nos projetos de pesquisa