Unicamp registra resultado recorde de concessões de patentes em 2021

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conquistou o recorde de 129 patentes concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O número é 27,7% maior do que o registrado em 2020. As invenções foram desenvolvidas por docentes e pesquisadores da Universidade e passaram por um rigoroso processo de avaliação.

“Podemos atribuir esse resultado a um processo mais ágil, da perspectiva do INPI, mas também à nossa diligência na análise das Comunicações de Invenção, garantindo não só a quantidade de pedidos de patentes, mas também sua qualidade, cada vez mais atentos à possibilidade de servir à sociedade a partir da tecnologia”, explica a diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini, sobre o contínuo crescimento de concessões de patentes da Unicamp.

Entre as tecnologias com patentes concedidas em 2021, está o uso nanotecnologia para obter uma gordura mais saudável e que substitui a gordura trans em alimentos, mantendo consistência, textura, aparência e sabor. A patente foi licenciada para a empresa-filha da Unicamp, Noviga, e já é comercializada na forma de um produto com a marca Microcap.

Outra tecnologia desenvolvida na Unicamp com patente deferida pelo INPI é um novo composto antimicrobiano que combina o óleo de copaíba com nanopartículas de prata produzidas a partir de fungos. A composição apresenta maior eficácia terapêutica contra infecções e redução nas concentrações dos componentes, diminuindo os efeitos adversos. O invento foi desenvolvido em parceria com pesquisadores de outras 3 universidades e aguarda o interesse de empresas para se transformar em um produto.

##

Por outro lado, o impacto da pandemia nas pesquisas e atividades laboratoriais em 2020 e 2021 influenciou uma queda de 25% nas comunicações de invenções. Consequentemente, também houve queda na média de depósitos de patentes.

Em 2021, 47 tecnologias da Unicamp tiveram pedidos de proteção protocolados junto ao INPI com estratégia da Agência de Inovação Inova Unicamp. As patentes depositadas representam uma propriedade temporária, legalmente concedida pelo Estado, que passam pela análise da autarquia federal para serem ou não concedidas.

Entre as invenções com patentes depositadas estão tecnologias para mitigar os efeitos da pandemia, como um aditivo para tintas capaz de inativar o vírus, e diferentes dispositivos para testes rápidos. Com isso, a Unicamp soma 1276 patentes ativas no Portfólio de Tecnologias já disponíveis para licenciamento.

“O ativo de propriedade intelectual, que pode ser uma patente, marca ou programa de computador, é a forma concreta de transformar o conhecimento científico gerado nos laboratórios em ativos para a sociedade. Protegidos, eles ganham vantagem competitiva, agregando valor e exclusividade. Com isso, as empresas que licenciam patentes da Unicamp podem atrair mais investimento e gerar mais empregos, alimentando a roda da inovação”, comenta Raquel Barbosa, diretora de propriedade intelectual da Inova Unicamp, sobre a importância das patentes.

A Universidade Estadual de Campinas, por meio da Inova Unicamp, seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), mantém uma rede de relacionamentos com a sociedade para incrementar atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento. Ela funciona como catalisadora de talentos, ideias e negócios, aproximando ambiente e mercado.

Recentemente, a Unicamp firmou convênio com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial para desenvolvimento e ampliação da cultura da propriedade intelectual, com objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação e a economia local a partir de capacitações para criação de novos negócios baseados em tecnologia.

O evento de assinatura do acordo de cooperação técnica teve a presença do reitor da Unicamp, Antônio Meirelles, e do presidente do INPI, Cláudio Furtado, podendo ser assistido aqui.

Outros dados de inovação e empreendedorismo da Unicamp estão no Relatório Anual de Atividades da Inova Unicamp de 2021. Baixe gratuitamente e confira também as tecnologias que foram transferidas para o setor empresarial e outras instituições.

Matéria original publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Imagem de capa
Número de invenções desenvolvidas por pesquisadores da Universidade deferidas pelo INPI cresceu 27,7% em relação a 2020

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola