Força-Tarefa Unicamp volta a testar a população da região sul de Campinas

Nos dias 24 e 27 de fevereiro, o Jardim Monte Cristo e Jardim do Lago II, na região sul de Campinas, receberam a equipe de voluntários da Frente de Ações Sociais da Força-Tarefa da Unicamp contra a Covid-19. A campanha de testagem gratuita aconteceu em espaço cedido pela Fumec (Fundação Douglas Adriani). No dia 14, o grupo já havia estado no Parque Oziel e no Jardim Monte Cristo. O assessor da Diretoria Executiva da Área da Saúde  (DEAS), Adilton Dorival Leite, lembra que o esforço da equipe visa a identificar casos da doença impedir a disseminação do vírus.

No dia 24, na parceria com a Fumec, foram realizados 120 exames, sendo 60 testes do tipo RT-PCR e outros 60 testes rápidos para detecção de anticorpos (IgG e IgM). Houve 2 casos positivos na testagem por RT-PCR e 48 resultados IgG positivo. No dia 27, em parceria com a Associação dos Amigos da Criança (AMIC), foram realizados 160 testes, sendo 80 do tipo RT-PCR e 80 testes rápidos (IgG e IgM). Foram 6 casos positivos na testagem por RT-PCR e 69 resultados IgG positivo. Os que têm resultado positivo de RT-PCR recebem, por telefone, orientações sanitárias.

##
Voluntários cumprem agenda de testagem voltada para grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica

Segundo o assessor da DEAS, o serviço de monitoramento de dados da Covid-19 em Campinas aponta uma queda expressiva na taxa de positividade nos exames RT-PCR. De acordo com o “Painel Covid-19”, fevereiro começou com 136 casos. Em 7 de fevereiro o pico do mês foi atingido, com 140 casos. No dia 9, foram 100. No total, foram 1.464 casos em fevereiro, com uma redução na média de contaminações de 78%, e uma média de 73,2 confirmações por dia. “Há uma queda clara, com apenas 16 casos registrados no dia 20”, explica. Os casos graves também estão em queda: desde 11 de fevereiro o número fica abaixo de dez.

A próxima ação acontecerá na Cidade Tiradentes, município de São Paulo, no dia 17 de março. A Frente de Ações Sociais tem como objetivo oferecer testes para grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Sobre a AMIC – A associação atua na inclusão social e no combate à fome. Desenvolve também trabalhos na área de prevenção do menor abandonado ou menor de rua, com distribuição de cestas básicas às famílias desses. No último domingo do mês, realiza o projeto Cesta Fraterna, atendendo comunidades em situação de risco e vulnerabilidade social. A Frente de Ações Sociais fez parceria com a AMIC para viabilizar a realização desta ação de testagem.

Agradecimentos – A Frente de Ações Sociais agradece aos voluntários que participaram das ações: Fábio da Silva, coordenador do Serviço de Informação ao Cidadão; Daniela Batista, do Instituto de Geociências, Gabriela Gonçalves, do Hospital da Mulher-Caism; Renata Prates, funcionária aposentada, Raissa Faria e Nataly Cruz, alunas de graduação da Unimetrocamp e Eloise Fernandes.

Comunidade Interna