Secretário Executivo de Saúde do Estado recebe representantes da Unicamp e da RMC para conversa sobre Hospital Metropolitano

Autoria
Edição de imagem
foto mostra membros da unicamp e da DRS sentados à mesa com o secretário executivo de saúde na cabeceira
Encontro foi realizado na Secretaria de Estado da Saúde em 18 de fevereiro (foto: Antonio Scarpinetti)

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, visitou a Secretaria de Estado da Saúde, na tarde do dia 18 de fevereiro, para uma reunião com Eduardo Ribeiro Adriano, secretário executivo da pasta. A pauta foi a implantação do Hospital Regional Metropolitano de Campinas. O secretário conheceu detalhes da iniciativa e fez sugestões para o atendimento das demandas de saúde da região de forma articulada às demais unidades em funcionamento, entre elas o Hospital de Clínicas da Unicamp. 

Participaram do encontro a coordenadora-geral da Unicamp, professora Maria Luiza Moretti; o diretor executivo da Área da Saúde, professor Oswaldo Grassiotto; o coordenador geral da Coordenadoria de Regiões de Saúde (CRS), Osmar Mikio Moriwaki; e o prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC), Gustavo Reis, representando o deputado federal Baleia Rossi.

"O projeto do Hospital Regional Metropolitano vem ganhando aos poucos contornos mais concretos. Inicialmente, ele envolveu um diálogo com a região metropolitana. Estreitamos a conversa com a Prefeitura de Campinas e a Secretaria Municipal de Saúde, e agora fazemos essa aproximação com a Secretaria de Estado. Desde o início, desejamos que essa proposta seja parte de uma visão geral da saúde na Região Metropolitana de Campinas", explicou Antonio Meirelles. Na manhã do dia 18, o projeto foi discutido com Dario Saadi e Wanderley de Almeida, prefeito e vice-prefeito de Campinas, e com o secretário municipal de Saúde, Lair Zambom. 

foto mostra reitor antonio meirelles gesticulando
Antonio Meirelles: "Desejamos que essa proposta seja parte de uma visão geral da saúde na Região Metropolitana de Campinas" (foto: Antonio Scarpinetti)

O novo hospital deve contar com 350 novos leitos de internação disponíveis à população da RMC, estimada em 3,3 milhões de habitantes. O investimento previsto para a construção da unidade é de R$ 320 milhões. A proposta é que ele seja instalado em uma área cedida pela Unicamp na Fazenda Argentina e tenha gestão técnica da Universidade. Os custos com a operação devem ser divididos entre o SUS, as prefeituras da RMC e a Secretaria de Estado da Saúde. 

O secretário executivo da Saúde elogiou a iniciativa. Segundo ele, a construção do novo hospital deve ser integrada a uma mudança na dinâmica do atendimento à saúde na região: "É um prazer receber o reitor da Unicamp, a vice-reitora, e toda a equipe de trabalho para discutirmos, mais do que um novo hospital para a Região Metropolitana de Campinas, um novo desenho da assistência à saúde na RMC. Nosso objetivo  na Secretaria de Saúde, em alinhamento com a Unicamp, é promover a reorganização da assistência à saúde de toda a região". 

Eduardo Adriano defende que sejam feitas mudanças na forma como a região absorve a demanda por atendimentos eletivos, de urgência e emergência, e faz o encaminhamento às unidades hospitalares. Para isso, sugere que a proposta seja acompanhada pela instalação de um novo pronto socorro ou unidade de pronto atendimento (UPA). "É importante nos debruçarmos sobre as características técnicas desse novo equipamento e de sua inserção na rede de saúde, em consonância com as necessidades de reorganizar as portas de entrada dos pronto-atendimentos, otimizando o potencial do Hospital de Clínicas da Unicamp", analisa. 

foto mostra o secretário executivo eduardo adriano gesticulando
Eduardo Adriano ressaltou a importância do Hospital Metropolitano para a dinâmica da saúde na RMC (foto: Antonio Scarpinetti)

Para o presidente da CD-RMC, o projeto é essencial para que a região mantenha seu ritmo de crescimento. "Temos um enorme déficit de vagas em função do crescimento populacional na Região Metropolitana, e isso acaba causando um problema, principalmente quando há demandas de alguma especialidade. É importante estarmos aqui, com o reitor da Unicamp, sua equipe, e com o Secretário Executivo de Saúde, para avançarmos nessa conversa", comenta Gustavo Reis. 

Antonio Meirelles avalia que um olhar integrado ao sistema de saúde da região, junto a uma perspectiva de referenciamento dos hospitais, contribui não apenas para ampliar o número de vagas disponíveis, mas também para tornar o atendimento mais especializado e efetivo: "Isso exige uma organização regional e um vínculo com o Estado em um novo padrão. Não basta o novo equipamento em si, é preciso uma reorganização da região, estabelecendo papéis mais estruturados para o Hospital de Clínicas, para esse novo hospital e para os pronto atendimentos nas várias cidades da região". 

Leia mais:

Prefeito Dario Saadi reitera apoio à implantação do hospital metropolitano

foto mostra comitiva posando para foto em frente a galeria de retratos de secretários de saúde
foto mostra comitiva sentada à mesa
foto mostra secretário executivo eduardo adriano
foto mostra prefeito de jaguariúna gustavo reis
foto mostra coordenadora geral da unicamp maria luiza moretti
foto mostra o diretor executivo da área de saúde oswaldo grassiotto
Imagem de capa
foto mostra representantes da unicamp e da região metropolitana de campinas sentados à mesa com o secretário executivo de saúde na cabeceira

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa