Cartilha apresenta conceitos de Geociências para crianças

Entender a origem do universo, a formação do planeta Terra, a divisão dos continentes e os diferentes tipos de rochas de uma maneira lúdica, promovendo a divulgação das diversas áreas da Geologia: esse foi o objetivo da docente Carolina Zabini, do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, ao lançar a cartilha Geociências.

Com ilustrações de Claudinei de Oliveira, o primeiro volume da série foi criado por duas alunas de Carolina durante sua estada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR -DV). Ali ela orientou estudantes na divulgação de temas ligados ao Projeto “Geologia e Paleontologia na escola”. “Lara Marcos e Kamille Kuntz me ajudaram a desenvolver um pequeno curso de extensão, a partir do qual elaboramos os textos que culminaram na cartilha”, conta Zabini. Em um segundo momento, já no IG, o material foi revisado por duas colegas do Departamento de Geologia e Recursos Naturais, Frésia Branco e Ana Elisa de Abreu, que garantiram a acuidade científica do trabalho.

Em uma terceira fase do projeto, desenvolveu-se o programa de extensão “Tempo Profundo”, coordenado por Carolina. “Com objetivo de realizar uma exposição sobre o tema em parceria com o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, fizemos uma campanha de crowdfunding que não atingiu as metas necessárias, mas que permitiu a contratação de um profissional para a diagramação e ilustração da cartilha”, explica a docente. Através de um edital da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, foi possível viabilizar a publicação do material.

O objetivo do programa Tempo Profundo é divulgar as geociências através de oficinas online, cartilhas e exposições científicas. “Estudar geociências é uma forma de entender o que está acontecendo com o lugar onde vivemos e ajudar a cuidar da Terra para que as próximas gerações possam desfrutar de tudo que ela tem a oferecer”, conclui Carolina.

Para fazer o download gratuito da cartilha, basta preencher o formulário e aguardar o recebimento do material por e-mail.

Matéria original foi publicada no site do Instituto de Geociências.

Imagem de capa
Conteúdo ajuda a entender a origem do universo, a formação do planeta Terra, a divisão dos continentes e os diferentes tipos de rochas de uma maneira lúdica

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola