Vagas para América do Norte e Europa marcam a retomada dos editais de intercâmbio

Autoria
Fotos
Edição de imagem

Após longo período sem lançar editais de mobilidade internacional em razão da pandemia, a Diretoria de Relações Internacionais (Deri) da Unicamp começou 2022 a todo vapor. Com seis editais abertos e outros tantos previstos, a aposta é na retomada dos intercâmbios presenciais. “Foi um período muito difícil para todos. A Diretoria teve sua atuação muito limitada pelas restrições de mobilidade. A situação ainda é incerta e as medidas de segurança continuam sendo fundamentais. Mas acreditamos já ser possível voltar a sonhar”, afirmou Osvaldir Taranto, diretor executivo de Relações Internacionais da Unicamp. Serão ao todo 48 bolsas oferecidas a estudantes de graduação (em conjunto com o Banco Santander) ainda no primeiro semestre. Haverá também editais com vagas em universidades parceiras, sem bolsa. Entre os destinos previstos estão universidades como a Freie Universität Berlin, a Universidade de Pequim e a Universidade de Purdue, nos Estados Unidos

#
Osvaldir Taranto, diretor executivo de Relações Internacionais da Unicamp

Taranto ressalta a importância de os estudantes se prepararem com antecedência para as candidaturas. “Os editais ficam abertos por curtos períodos, em torno de 3 semanas. Por isso, os estudantes devem se adiantar. Testes de proficiência, por exemplo, dificilmente podem ser realizados em tão pouco tempo”, ressalta. As exigências variam de acordo com a universidade de destino, mas a comprovação da proficiência em língua inglesa aparece na maioria deles. A apresentação do certificado de proficiência é obrigatória no momento da inscrição, não podendo ser entregue posteriormente. O tipo da comprovação e o nível exigido também variam; TOEFL, IELTS e Cambridge são os mais amplamente aceitos, e “intermediário” o nível mínimo exigido pela Deri. No caso de universidades na América Latina e Península Ibérica, muitas vezes exige-se proficiência em espanhol.

Outra exigência frequente nas candidaturas é o “plano de estudos”. Ali o estudante deve indicar quais disciplinas pretende cursar na universidade de destino. O plano deve ser assinado pelo coordenador do seu curso na Unicamp e posteriormente aprovado pela universidade de destino.

Os intercâmbios internacionais de graduação têm duração habitual de um semestre letivo. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados na Unicamp que atendam aos pré-requisitos de cada edital.

A abertura dos editais e a nomeação dos estudantes contemplados ao longo do ano ainda dependem da situação sanitária global. “Nesse momento, não podemos garantir que tudo sairá conforme planejamos”, pontua Taranto. Restrições impostas pela pandemia como o fechamento de fronteiras, a interrupção da emissão de vistos e a suspensão de aulas presenciais podem voltar a ocorrer.

Editais abertos

Estão abertos até 14 de fevereiro editais para universidades no Canadá, Suécia e Dinamarca. As vagas abrangem todos os cursos regulares oferecidos pelas universidades de destino. A exceção é a Polytechnique Montréal (edital 03/2022), que tem edital voltado para os estudantes das engenharias e é direcionado para o programa International Thematic Clusters of Engineering.

As canadenses Carleton University (edital 01/2022), localizada em Ottawa, e McMaster University (edital 02/2022), em Hamilton, oferecem duas vagas cada. Ambas são universidades públicas com programas oferecidos em todas as áreas do conhecimento.

Da mesma forma, os editais para a Umea University (edital 4/2022) e a Linnaeus University (edital 5/2022), na Suécia, e para a University of Copenhagen (edital 6/2022), na Dinamarca, oferecem uma ampla gama de cursos de graduação (ministrados em inglês). Estão abertas quatro vagas para cada uma delas, sendo as duas primeiras com bolsa e a dinamarquesa sem.

Próximos editais: Ásia e Europa

Entre fevereiro e maio, estão previstos editais para universidades na Alemanha, China, Coreia do Sul, França, Taiwan e Reino Unido.

Veja lista abaixo com as universidades que já têm editais previstos:

País  

  Universidade  

Alemanha

Freie Universität Berlin

Alemanha

Universidade de Hamburgo

Alemanha

Universidade Técnica de Munique - TUM

Alemanha

Universidade Técnica de Darmstadt - TUD

Alemanha

Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU) - Munique

China

Peking University

China

Beijing Jiaotong University - BJTU

Coreia do Sul

Korea University

Coreia do Sul

Sungkyunkwan University - SKKU

França

Université Paris Nanterre

Itália

Politecnico di Milano - POLIMI

Itália

Università di Bologna

Itália

Università Ca’Foscari

Japão

Sophia University

Suíça

Université de Lausanne

Reino Unido

University of Leeds

Reino Unido

University of Essex

América Latina e Península Ibérica

Para o segundo semestre, estão previstos editais específicos para Associação de Universidades do Grupo de Montevideo (AUGM), que congrega universidades públicas de Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. Será lançado também o edital do programa Santander Ibero-americanas, com mais 20 vagas para a graduação.

Editais para pós-graduação e estágios também devem ser lançados em breve. Confira todos os editais da Diretoria de Relações Internacionais da Unicamp no site e acompanhe as novidades pelas redes sociais @Unicamp.Global.

Imagem de capa
McMaster University | Polytechnique Montréal | Linnaeus University | Carleton University

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa