ENESIN abre programação de 2022 com a quinta assembleia mensal

Apesar do período de férias em janeiro, o Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022 (ENESIN22) não para suas atividades e promove a primeira assembleia do ano no dia 21 de janeiro, às 13h, ainda no modelo virtual, à espera da retomada das reuniões presenciais após o início do ano letivo, em março. A organização do ENESIN22 está estimulando a participação dos estudantes nesta fase por meio de contatos pessoais, na busca de formas mais ativas de divulgação para adesão de novos inscritos.

“Cada projeto irá se desenvolvendo com sua própria dinâmica, ratificando nossa disponibilidade para assessoramento. Entretanto, não devemos esquecer que a maioria dos projetos ainda nem começou e que a maioria dos seus futuros autores ainda não tomou conhecimento da existência do ENESIN”, afirma o professor José Mario Martinez, presidente do Conselho Científico e Cultural do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), um dos órgãos responsáveis pela organização, ao lado da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp.

Com dinâmicas variadas, as assembleias mensais normalmente são espaços importantes para que os estudantes apresentem suas propostas, esclareçam dúvidas com a organização, contatem novos estudantes interessados e ouçam professores e profissionais experientes sobre iniciativas interdisciplinares, transdisciplinares ou multidisciplinares bem-sucedidas.

A organização do ENESIN pretende tornar mais conhecido o projeto a partir deste ano com encontros individuais com as unidades de ensino e os centros acadêmicos, assim como disseminando a iniciativa junto aos grupos de estudo do IdEA e aos demais programas do Instituto, como do Artista Residente e do Cientista Residente. “Em alguns casos, esse conhecimento já existe por ter sido induzido pela nossa própria vinculação a grupos de estudo, como é o caso do CRIAB [Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens]. Em outros casos, o conhecimento mútuo é ainda muito incipiente”, diz Martinez, que também é professor emérito da Unicamp e docente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC).

Como forma complementar de apoio inicial aos grupos, a organização do ENESIN22 está divulgando junto aos inscritos alguns temas que podem despertar interesse dos alunos, de áreas interdisciplinares variadas. Essa divulgação está sendo feita no fórum virtual criado no site do ENESIN, abrindo espaço para comentários e interações entre os estudantes e demais interessados no projeto.

A proposta é que os alunos de graduação, pós-graduação e extensão da Unicamp, em parceria com estudantes de outras instituições, busquem soluções para problemas que afligem a sociedade, seja em âmbito local, nacional ou global, organizados em grupos com três a seis membros.

As inscrições para a primeira edição do ENESIN foram abertas no dia 15 de setembro, sendo que, entre os temas já propostos, há projetos de governança pública, intervenções urbanas, saúde pública, atendimento à população em situação de rua, saneamento básico, educação, economia e empoderamento de minorias. As equipes terão até setembro de 2022 para conceber, discutir e executar os projetos. Os trabalhos serão encerrados em um evento com a apresentação de posters, entrega de certificados e premiações.

A assembleia da próxima sexta-feira é aberta a toda a comunidade interna e externa à Unicamp, mediante inscrição no site do ENESIN22. Mais informações sobre o Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022 podem ser obtidas no site do evento

5ª assembleia mensal do ENESIN22

Data: 21 de janeiro

Acesso à sala do Zoom: https://bit.ly/5enesin22