Campanha da Editora da Unicamp já doou mais de 14 mil livros e segue até fevereiro

Autoria
audiodescrição: fotografia colorida de pessoas carregando livros para dentro de caminhões
Editora da Unicamp disponibilizou 65 mil livros para doação

A campanha da Editora da Unicamp, que já doou 14 mil livros, segue até o dia 25 de fevereiro. Podem encaminhar solicitações Organizações Não-Governamentais e instituições do estado de São Paulo, como bibliotecas e presídios. A maior doação, até o momento, foi à Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo. Foram 7.229 exemplares doados, que enriquecerão as bibliotecas de bairro do município.

Em comparação com a campanha passada, houve um crescimento significativo no volume de doações. Em 2020, foram feitas 25 solicitações à Editora, totalizando 6 mil livros encaminhados. Já em 2021 foram 65 solicitações, resultando em mais de 14 mil exemplares doados. O número deve aumentar, já que a campanha segue aberta até o dia 25 de fevereiro e um total de 65 mil exemplares foram disponibilizados para doação. As solicitações serão recebidas até essa data, mediante preenchimento do termo de doação  disponível no Anexo II do Edital GR 4/2021. Ele deve ser enviado ao e-mail doacao@editora.unicamp.br. A lista de livros disponíveis em cada lote pode ser conferida aqui.

“Essa campanha tem como propósito difundir produções intelectuais de qualidade, tornando obras de cunho técnico, artístico e científico acessíveis a públicos diversos. Trata-se de uma iniciativa ligada às funções de uma universidade como a Unicamp, comprometida com a disseminação de um conhecimento de amplo espectro sociocultural, integrando ensino, pesquisa e extensão acadêmica e cultural, e incentivando a leitura e a experiência de cidadania”, afirma a diretora da Editora da Unicamp, Edwiges Maria Morato.

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, ratifica a importância da campanha. “Disponibilizar nossa produção editorial, com seu vasto alcance em termos de conhecimento científico, tecnológico, cultural e literário, é uma contribuição nossa, como universidade, à formação de novas gerações e de todos aqueles que buscam conhecimento no sistema de bibliotecas estaduais. Trata-se de uma excelente iniciativa da Editora para nos aproximar da comunidade do estado de São Paulo, estreitando ainda mais nossos laços com a sociedade paulista”.

audiodescrição: fotografia colorida depósito com livros da editora que estão para doação
Campanha de doação de livros segue até o dia 25 de fevereiro

Bibliotecas de São Paulo incrementam acervo com doação

Até o momento, a doação para o município de São Paulo foi a maior realizada durante a campanha. O município tem o maior Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas do Brasil e a chegada dos novos títulos possibilitará um incremento do acervo, contribuindo para o acesso e o incentivo à leitura. Segundo a responsável pela Supervisão de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, Wanda Moreira Martins Santos, os exemplares serão destinados às bibliotecas de bairro da cidade de São Paulo.

“As obras irão enriquecer ainda mais os acervos já disponíveis à população, após tratamento técnico adequado. São obras de qualidade, de cunho técnico, artístico e científico, que logo estarão acessíveis a públicos diversos, compartilhando conhecimento e incentivando a leitura, contribuindo para o desenvolvimento humano, cognitivo e social. Expressamos nossa gratidão à Editora da Unicamp pelas doações, que serão de extrema importância para a atualização dos nossos acervos”, afirma

Imagem de capa
audiodescrição: fotografia colorida do estoque de livros da editora

Comunidade Interna