Desigualdades sociais marcam a organização dos espaços urbanos

As desigualdades no espaço urbano e a organização das populações no acesso aos seus direitos são as questões centrais  do projeto de extensão “Comunidade e Universidade”. Organizado por pesquisadores da Unicamp, o projeto reúne acadêmicos e comunidades da cidade de Campinas (SP) para discutir o direito à cidade. 

Nesta edição do Repórter Unicamp, lideranças das comunidades Menino Chorão e Nelson Mandela, ambas localizadas na região do aeroporto de Campinas, falam sobre a luta por uma moradia digna. Os professores José Marcos Pinho da Cunha (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) e Gisela Cunha Viana Leonelli (Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo), que coordenam o projeto de extensão, também abordam a dinâmica de organização das cidades, marcadas pela segregação.

Créditos:
Produção e reportagem: Liana Coll
Imagens: Marcos Botelho Jr. 
Edição de vídeo: Kleber Casabblanca

Imagem de capa

foto mostra repórter liana coll e duas moradoras da periferia de campinas andando por uma rua do bairro. as três usam máscaras
Repórter Unicamp visita moradores de comunidades da periferia de Campinas e conversa com pesquisadores que estudam o direito à cidade (foto: reprodução)