Unicamp e UFSCar oferecerão de maneira conjunta o Vestibular Indígena 2022

Ouça boletim produzido pela Rádio Unicamp sobre o assunto.

A Unicamp e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) irão unificar a seleção para o ingresso de estudantes indígenas a partir de 2022. Tanto as inscrições como as provas serão realizadas de forma conjunta, operacionalizadas pela Comissão de Vestibulares da Unicamp (Comvest). As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas exclusivamente no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br) entre os dias 13 de dezembro de 2021 e 20 de janeiro de 2022. Os candidatos deverão fazer uma única inscrição, indicando até dois cursos, um em cada universidade. Os editais com as regras e o número de vagas por curso estão disponíveis no site das instituições (www.ingresso.ufscar.br e www.comvest.unicamp.br), assim como o calendário completo do processo. Na UFSCar, será a 15ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas; na Unicamp, a quarta. A Unicamp oferece 130 vagas, distribuídas em todos os cursos da Universidade; a UFSCar oferece até duas vagas por curso em 65 diferentes carreiras.

O candidato deverá comprovar que pertence a uma das etnias indígenas do território brasileiro por meio da documentação especificada no Edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular. Outro pré-requisito é ter cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou ter obtido a certificação do Ensino Médio pelo ENEM ou outro exame oficial (como o Enceja), sem ter cursado nenhum período do Ensino Médio na rede particular. Caso aprovado no vestibular, o estudante deverá comprovar o cumprimento dos requisitos apresentando, no ato da matrícula, toda a documentação exigida.

As provas serão aplicadas nas seguintes cidades: Bauru (SP), Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM). O exame será realizado no dia 13 de março de 2022 (seguindo o horário local). A prova será em língua portuguesa e será composta por uma Redação e questões de múltipla escolha distribuídas da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões). O programa de estudos para a prova encontra-se nos editais, já disponíveis nas páginas da Comvest e da UFSCar. Os candidatos aos cursos de Licenciatura em Música da Unicamp e da UFSCar deverão realizar também a Prova de Habilidades Específicas, com o envio eletrônico de vídeos, no período de 25/1 a 8/2/2022, pela página da Comvest na internet.

Calendário- Vestibular Indígena 2022

Início das inscrições, em formulário eletrônico disponível exclusivamente na página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br) : 13/12/2021, a partir das 9 horas

Encerramento das inscrições: 20/01/2022, às 17h00

Prazo para envio de arquivo digital para a prova de Habilidades Específicas para os cursos de Música, na página da Comvest : Das 9 horas do dia 25/01/2022 até as 17 horas do dia 08/02/2022

Divulgação, na página da Comvest, dos locais da prova presencial: 18/02/2022

Aplicação das provas presenciais nas cidades de Bauru (SP), Campinas (SP), Recife (PE), Dourados (MS), São Gabriel da Cachoeira (AM), Manaus (AM) e Tabatinga (AM): 13/03/2022, às 13 horas (horário local)

Divulgação dos convocados para matrícula em 1ª chamada na página da Comvest : 18/04/2022, às 18 horas

Matrícula online dos convocados em 1ª chamada, a partir da página da Comvest : Das 9 horas do dia 19/04/2022 até as 17 horas do dia 26/04/2022*

Divulgação dos convocados para matrícula em 2ª chamada na página da Comvest: 02/05/2022, às 18 horas

Matrícula online dos convocados em 2ª chamada a partir da página da Comvest: Das 9 horas do dia 03/05/2022 até as 17 horas do dia 10/05/2022

Divulgação dos convocados para matrícula em 3ª chamada na página da Comvest :16/05/2022, às 18 horas

Matrícula online dos convocados em 3ª chamada a partir da página da Comvest: Das 9 horas do dia 17/05/2022 até as 17 horas do dia 19/05/2022

Divulgação dos convocados para matrícula em 4ª chamada na página da Comvest: 23/05/2022, às 18 horas

Matrícula online dos convocados em 4ª chamada a partir da página da Comvest: Das 9 horas do dia 24/05/2022 até as 12 horas do dia 26/05/2022

Divulgação dos convocados para matrícula em 5ª chamada na página da Comvest: 30/05/2022, às 18 horas

Matrícula online dos convocados em 5ª chamada a partir da página da Comvest : Das 9 horas do dia 31/05/2022 até as 12 horas do dia 03/06/2022

Matéria original publicada no site da Comvest Unicamp.

As inscrições serão centralizadas na página da Comvest-Unicamp e poderão ser feitas, de forma gratuita, entre 13 de dezembro de 2021 e 20 de janeiro de 2022

Comunidade Interna