Representantes da Unicamp são homenageados pelo Conseg Barão Geraldo

O auditório da Diretoria Geral de Administração (DGA) foi palco, na sexta-feira, 3/12, da cerimônia de premiação dos homenageados do Conselho de Segurança (Conseg) de Barão Geraldo. Foram agraciados com o diploma de Honra ao Mérito o reitor Antonio José de Almeida Meirelles, a coordenadora geral Maria Luiza Moretti, a coordenadora do Serviço de Vivência do Campus (SVC) Susana Durão, o assessor do Gabinete do Reitor Marcos Sampaio, e a diretora do DGA, Lina Amaral Nakata. Além dos representantes da Unicamp, foram homenageados empresários, lideranças de entidades sociais e religiosas, comandos da Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal.

Cerimônia contemplou representantes da Unicamp, empresários, lideranças de entidades sociais e religiosas, comandos da Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal.

Foi unânime a emoção entre os que estiveram presentes no evento. Com o apoio da Secretaria de Vivência nos Campi, Neusa Monteiro, presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Barão Geraldo, conduziu uma bela cerimônia de encerramento do ano. Ninguém imaginava que, durante três horas, numa tarde de sexta-feira, um tal clima de solidariedade invadisse a Unicamp.

Ao agradecer a direção da Conseg pelo evento, Antonio Meirelles ressaltou a importância de a Unicamp “manter contato aberto com a comunidade ao seu redor”. O reitor destacou o trabalho realizado pelo SVC, por meio da professora Susana Durão. “Nossa gestão tem procurado estreitar relações e abrir o diálogo com todos os setores da sociedade. Ter a comunidade, por meio do Conseg, em nossas dependências, é reafirmar o compromisso da Unicamp com a comunidade”, afirmou.

A coordenadora geral, professora Maria Luiza, parabenizou os homenageados pelo trabalho em prol da comunidade. “Esse é um momento especial, pelo reconhecimento de um trabalho realizado em favor de muitos. Nossa cidade é quem ganha com a atitude e o desprendimento de vocês”, disse.

Para a presidente do Conseg, Neusa Fernandes, a premiação “é uma forma de compartilhar o reconhecimento da comunidade ao trabalho desempenhado pelos homenageados”. Ela recordou as parcerias realizadas com a Universidade, entre elas a Campanha do Natal Esperança, que visa realizar arrecadações em apoio a famílias carentes.

Os Consegs fazem a interface entre as forças policiais e a população local. São um espaço de segurança preventiva e atuação primária. Hoje existem 476 Consegs em todo o Estado de São Paulo. Passados 36 anos desde a sua criação, esses conselhos participativos continuam evoluindo. O Conseg de Barão Geraldo é um bom exemplo de rumo a seguir.

#
Com o apoio da Secretaria de Vivência nos Campi, Neusa Monteiro, presidente do Conselho de Segurança (Conseg) de Barão Geraldo, conduziu a cerimônia de encerramento do ano

Sem interesses políticos e sem ganhos financeiros, o Conseg tem uma proposta de apoio transversal à comunidade. Busca apoio para asfaltar ruas e ampliar a iluminação urbana; participa das cerimônias de encerramento do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em escolas da região; atua em campanhas de esclarecimento e prevenção sobre o Covid-19 e no apoio ao Programa Vizinhança Solidaria da Polícia Militar; participa em ações de combate ao feminicídio e no apoio ao esporte para crianças e adolescentes carentes da região. No dia 3 de dezembro, na Unicamp, foi festejado mais um ano de frutíferas ações coletivas e participativas. 2022 promete mais.

Prestigiaram também o evento do Conseg o pró-reitor de Pesquisa, João Marcos Travassos Romano, o pró-reitor de Extensão Fernando Coelho, o chefe de Gabinete Paulo César Montagner e o prefeito da Cidade Universitária, Juliano Davoli.

Comunidade Interna