Pela primeira vez em 21 meses, HC da Unicamp não registra internação de pacientes na UTI-Covid

Pela primeira vez em quase dois anos de enfrentamento ao novo coronavírus, o Hospital de Clínicas da Unicamp não registra pacientes na sua UTI-Covid. Hoje, apenas nove pacientes estão internados na enfermaria Covid adulto, a menor taxa de ocupação de leitos dedicados a pacientes com a doença desde o início da pandemia. Ao longo do período, o HC notificou 3373 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), 1883 deles confirmados, 1478 descartados e 383 óbitos.

Segundo a chefe da disciplina de Infectologia da Faculdade de Ciências Médicas, Mariângela Ribeiro Resende, a taxa de ocupação de leitos revela o declínio da pandemia em todo Estado, em função da ampliação da cobertura vacinal da população. “As estatísticas de novas internações registram queda em 17 semanas consecutivas. Entretanto, como somos a única referência na região, os pacientes graves continuarão chegando”, explica a infectologista.

Desde o início da pandemia, o Hospital das Clínicas da Unicamp se tornou referência para o tratamento da doença, mesmo após a alta hospitalar. No auge da pandemia, o HC chegou a disponibilizar 63 leitos exclusivos para UTI, 93 leitos de enfermaria adulto, quatro de UTI pediátrica e metade da capacidade instalada do Pronto Socorro (UER) a pacientes suspeitos de coronavírus.

O governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Saúde viabilizaram um montante de R$ 33.907.317,67 ao HC para o custeio exclusivo dos leitos de internação Covid, compra de insumos e aquisição de equipamentos. Foram contratados 408 funcionários temporários, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos, que atuaram juntamente aos colaboradores do hospital.

O último paciente a dar entrada na UTI-Covid foi uma mulher de 69 anos, vinda da cidade de Franco da Rocha, que faleceu nesse final de semana, após 15 dias internada. O Estado de São Paulo registrou, até o último domingo (5/12), 4.444.413 casos de Covid-19 durante toda a pandemia, com 154.362 óbitos. 2.144 pacientes internados em todo o Estado, sendo 990 em unidades de Terapia Intensiva e 1.154 em enfermaria.

Imagem de capa
Apenas nove pacientes estão internados na enfermaria Covid adulto, a menor taxa de ocupação de leitos desde o início da pandemia. Ocupação de UTI-Covid está zerada

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola