Reitoria faz reunião com deputado em busca de apoio para a ampliação da FOP

Autoria

A ampliação da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp foi um dos temas da reunião entre representantes da reitoria e o deputado estadual Roberto Morais (Cidadania). A reunião aconteceu na manhã de sexta-feira (3/12). Segundo o reitor, Antonio José de Almeida Meirelles, a FOP é uma das unidades mais tradicionais da universidade, e por isso sua expansão é um dos objetivos da gestão, com vistas à implantação de uma faculdade de medicina no campus de Piracicaba. Também participaram da reunião, ocorrida no Gabinete da Reitoria, a coordenadora geral, Maria Luiza Moretti, o diretor da FOP, Francisco Haiter Neto, o assessor de Relações Governamentais e Institucionais William Alexandre Oliveira e o assessor do parlamentar, Douglas Maciel.

“A FOP é referência em termos de programas de pós-graduação, os quais estão entre os melhores do Brasil. Queremos expandir a unidade, temos espaço para ampliação e vamos buscar parcerias para a implantação da Faculdade de Medicina. É um sonho antigo”, explicou o reitor ao deputado, que é morador de Piracicaba. Antonio Meirelles descreveu a estrutura da Área da Saúde de Unicamp, com destaque para o Hospital de Piracicaba e o AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Ele falou, ainda, das tratativas para a construção do Hospital Regional da Região Metropolitana de Campinas.

Deputado Roberto Morais (Cidadania)
Deputado Roberto Morais (Cidadania), primeiro da esquerda para direita: apoio do mandato para projetos em Piracicaba

Autor de emendas parlamentares que resultaram em recursos para a FOP, o AME, o Hospital de Piracicaba e o HC da Unicamp, Roberto Morais disse apoiar a expansão da Faculdade. “Sabemos que o Hospital Regional de Piracicaba virou uma realidade com a entrada da Unicamp, por isso ela tem o apoio do nosso mandato para projetos em benefício dos moradores da nossa região”.

A coordenadora geral apresentou um breve histórico do projeto de implantação de uma faculdade de medicina no campus de Piracicaba. Segundo ela, os estudos apontam para um modelo nos moldes do campus Bauru, da USP. “Acompanhamos o empenho dos profissionais da FOP nesse projeto. A expansão impacta o orçamento, mas temos condições de chegar a um formato que traga benefícios para a Unicamp”. Maria Luiza agradeceu ao deputado as emendas para a área da saúde, ressaltando seu importante papel no apoio às unidades.

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo