Usina Fotovoltaica é inaugurada no Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Com as presenças do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, do prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), do vice-presidente de operações regulares da CPFL Energia, Luis Henrique Ferreira Pinto, do diretor do IOU, Agricio Crespo, entre outros convidados, foi entregue a Usina Fotovoltaica do Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU). A cerimônia, realizada nesta quarta-feira, dia 1º, faz parte do projeto da concessionária de eficiência energética em hospitais. Também esteve presente o professor da Unicamp e presidente da União Internacional de Transportes Públicos (UITP América Latina), Jurandir Fernandes. O evento ocorreu no prédio do IOU, que está em fase final de construção.

No telhado do IOU foram instaladas 162 placas fotovoltaicas. O prédio tem arquitetura e construção orientadas para a sustentabilidade. A usina tem potência de 65,6 kWp, equivalente à energia mensal consumida por 40 residências, e capacidade de geração anual de 96 MWh. De acordo com informações da CPFL, o sistema evita a emissão de 10,2 toneladas de CO2 na atmosfera – o que corresponde ao plantio de 61 novas árvores.

O reitor agradeceu à CPFL Energia e à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) pela parceria. Antonio Meirelles destacou, ainda, os trabalhos realizados pelos profissionais da Unicamp por meio do projeto Campus Sustentável, destacando a presença no evento do professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) Luiz Carlos Pereira da Silva, ganhador do prêmio Personalidade de Tecnologia de 2021 na categoria Energia Sustentável. “O IOU é o novo equipamento da área da saúde da Unicamp. Estamos buscando alternativas para minimizar os custos da universidade sem comprometer o atendimento prestado à comunidade”, afirmou o reitor. Ele ressaltou, também, que as parcerias com o setor privado contribuíram para “o importante papel da universidade que é formar pessoas”.

Investimentos na área da saúde da Unicamp

Além do IOU, o Programa CPFL nos Hospitais contempla outras unidades da Unicamp: Hospital de Clínicas, Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro), Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), Hospital da Mulher-Caism e Hemocentro, as duas últimas com equipamentos já instalados. A CPFL investirá um total de R$ 4,5 milhões na área da saúde da Unicamp, com a instalação de 1.095 kWp de geração solar e de 15.983 lâmpadas.

Para o prefeito de Campinas, Dário Saadi, a economia produzida pela usina é importante para gerar economia financeira e beneficiar o meio ambiente. “Parabenizo a Unicamp e a CPFL pela parceria e por uma ação tão importante”, ressaltou.

Prefeito de Campinas Dario Saad, Luiz Henrique  e diretor do IOU Agrício Crespo:
Prefeito de Campinas Dário Saadi, vice-diretor de operações reguladas da CPFL Energia Luiz Henrique Ferreira Pinto e diretor do IOU Agricio Crespo: investimentos da CPFL da ordem de R$ 300 mil para a construção da planta fotovoltaica de 65,61 kWpico

O Programa CPFL nos Hospitais tem tido um papel excepcional no apoio a instituições públicas e filantrópicas, por meio do uso eficiente e sustentável de energia. Esta entrega, assim como as 182 já concluídas, é motivo de orgulho para a companhia e está alinhada com nosso plano de sustentabilidade. Temos certeza de que tais iniciativas contribuirão para o bom atendimento da população das áreas beneficiadas”, destacou Luis Henrique Ferreira Pinto, vice-presidente de operações reguladas da CPFL Energia.

O diretor do IOU, Agricio Crespo, disse que a CPFL investiu, até o momento, cerca R$ 300 mil para a construção da planta fotovoltaica de 65,61 kWpico. Isso permitirá utilizar o hospital como espaço de experimentação para novos desenvolvimentos. “Teremos nessa unidade a primeira residência tecnológica do Brasil. A CPFL Energia e o professor Luiz Carlos têm sido figuras centrais para avançarmos com o projeto”, informou.

Campus Sustentável

O Campus Sustentável é um projeto da Unicamp para implementação de ações de redução de consumo de energia, água e outros. Em parceria com a CPFL, circula pelo campus o ônibus elétrico. Sob a coordenação do professor Luiz Carlos, entre outras medidas, foram instaladas placas fotovoltaicas no telhado do Ginásio Multidisciplinar e em quiosques a serem utilizados pelos alunos.

Inauguração faz parte do projeto da concessionária de eficiência energética em hospitais

CPFL nos Hospitais

A CPFL atua em 182 hospitais públicos e filantrópicos de São Paulo e do Rio Grande do Sul com ações de eficiência energética do programa CPFL e RGE nos Hospitais. As obras concluídas até outubro de 2021 representarão uma economia de cerca de R$ 11,2 milhões anuais nas contas de luz das instituições, que poderão reverter o valor para o atendimento à população.

A CPFL Energia destaca que já investiu R$ 128 milhões nessas obras. Além da implementação de usinas fotovoltaicas com potência total instalada de 14,46 MWp, está prevista a substituição de mais de 102 mil lâmpadas comuns por modelos LED. Os sistemas irão proporcionar uma economia de energia elétrica estimada de 26,4 GWh ao ano, o que equivale ao consumo anual de 8.238 residências de médio porte, evitando a emissão de 1.997 toneladas de CO2 na atmosfera – o que corresponde ao plantio de 11.984 árvores.

Comunidade Interna