Pesquisa da FEQ foi finalista em Prêmio de Inovação Tecnológica da ANP

Cerimônia de premiação aconteceu no dia 29 (segunda-feira), no Rio de Janeiro
Cerimônia de premiação aconteceu no dia 29 (segunda-feira), no Rio de Janeiro

O projeto “CalcProc – Ferramenta no Excel para estimativa de propriedades de petróleo e seus derivados”, desenvolvido em uma parceria entre a Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, o Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro) e a Petrobras, ficou entre os finalistas do Prêmio de Inovação Tecnológica da Agência Nacional do Petróleo (ANP) na categoria Transporte, Dutos, Refino e Abastecimento. “Não vencemos, mas foi um orgulho enorme representar a Unicamp entre as centenas de projetos inscritos”, comemorou o professor Leonardo Fregolente, autor da pesquisa. A cerimônia de premiação ocorreu na última segunda-feira, 29/11.

A aluna de mestrado Shella Maria dos Santos e o aluno de iniciação científica Oluwaseyi Longe participaram do desenvolvimento do programa, que foi reconhecido como uma ferramenta completa de predição de propriedades de petróleo e derivados. Para que uma refinaria opere de maneira eficiente e rentável, é necessário reaproveitar matérias-primas e gerar produtos de alto valor agregado, como gasolina e diesel. O CalcProc é muito utilizado por engenheiros de processamento para a estimativa de propriedades e cálculos de processamento de petróleo e gás. A proposta foi atualizar as correlações encontradas na ferramenta para torná-la mais robusta e completa.

O professor Leonardo Fregolente, da Faculdade de Engenharia Química recebeu troféu como finalista do prêmio
O professor Leonardo Fregolente, da Faculdade de Engenharia Química recebeu troféu como finalista do prêmio

Saiba mais:

https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/pesquisa-desenvolvimento-e-inovacao/premio-anp-de-inovacao-tecnologica/premio-anp-de-inovacao-tecnologica-2020