Hospital ganha equipamento de ultrassom ultracompacto

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu da empresa GE Healthcare dois aparelhos Vscan com Dual Probe. Trata-se de um sistema de imagem por ultrassom ultraportátil e ultracompacto. Pequeno e leve, o equipamento cabe na palma da mão, podendo assim ser transportado a qualquer lugar, de paciente a paciente. Ele pode ser usado nos ambientes de cuidados básicos, cuidados intensivos ou especialidades clínicas.

De acordo com o médico e diretor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do HC, Thiago Martins Santos, a GE Healthcare tem apoiado o hospital e a Disciplina de Emergências em iniciativas para a promoção da ultrassonografia point of care. Essa modalidade utiliza o ultrassom como um auxiliar ao raciocínio clínico na avaliação de pacientes graves.

Essas iniciativas incluem pesquisas clínicas, pesquisas com educação em saúde e cursos de extensão de ultrassom. O Vscan com Dual Probe é útil, também, para guiar procedimentos como os acessos venosos centrais”, comenta Thiago, que é também responsável pela disciplina de Emergências da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Um dos equipamentos doados auxilia os médicos no pronto-atendimento, atividade voltada ao ensino de alunos do sexto ano; o outro vinha sendo utilizado na avaliação de pacientes da UTI-Covid, pela facilidade de higienização. Com o arrefecimento da pandemia, retornou à rotina da UTI.

Para Marlene Santos, gerente da linha Primary Care da GE Healthcare para a América Latina, o trabalho em conjunto com a Unicamp reafirma um dos principais objetivos da empresa: permitir o acesso de estudantes e da população de todas as classes sociais a equipamentos de ponta.

Queremos levar nossa tecnologia para todos os cantos do país, e para a maior quantidade de pessoas. Os alunos aprendem conosco, nós também tiramos proveito da experiência deles e, assim, mais vidas assim são salvas”, conclui a executiva da GE.