No Dia de Doar, contribua para a ciência e futuro da Unicamp

Em 30 de novembro é comemorado o Dia de Doar, iniciativa que busca promover a generosidade por meio da conexão entre pessoas e causas. Para quem quer fazer a diferença e contribuir para o futuro da ciência e da Universidade, a data pode ser um bom momento para investir no LUMINA, fundo patrimonial oficial da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Dia de Doar surgiu de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). No Brasil, a primeira edição ocorreu em 2013. No ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento. A iniciativa visa impulsionar a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, e fortalecer o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas.

A expectativa é de que milhões de pessoas sejam estimuladas a realizarem ações de generosidade, em uma grande onda de solidariedade. Na edição de 2020, ano marcado pelo início da pandemia de Covid-19, o Dia de Doar movimentou, no Brasil, mais de R$ 2 milhões em doações online, com média de R$ 25 por doação. No total, mais de 28 milhões de pessoas foram alcançadas pelas redes sociais.

Faça a diferença no futuro da Unicamp

Os chamados fundos patrimoniais, ou “endowments”, estão presentes nas mais tradicionais universidades do exterior. Funcionam como forma de ampliar as fontes de financiamento de projetos e ações. Nessas universidades, é muito comum que ex-alunos façam doações para a manutenção e crescimento da instituição. Agora, esse tipo de ação também é uma opção para a Unicamp, a primeira universidade pública brasileira a constituir um fundo patrimonial.

O LUMINA funciona da seguinte forma: uma pessoa doa o quanto puder ao fundo e esse dinheiro é aplicado no mercado financeiro. Os rendimentos da aplicação são usados para a ampliação do número de bolsas de pesquisa, modernização de laboratórios, financiamento de projetos de inovação e outras iniciativas em diversas áreas do conhecimento da Universidade aprovadas pelo conselho do Fundo.

“Nosso fundo patrimonial possibilita a empresas, alunos, ex-alunos e à sociedade em geral apoiar a Unicamp na formação de talentos, no desenvolvimento de pesquisas de qualidade e na realização de suas atividades de assistência e extensão. Esse tipo de apoio permite à nossa Universidade ampliar o impacto social de suas atividades”, explica Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp.

Desde seu lançamento, o LUMINA já recebeu doações de mais de 100 ex-alunos e professores, acumulando um montante de cerca de R$ 500 mil. Presidido pelo reitor, o Conselho de Administração do fundo é composto ainda por outros seis membros, sendo três docentes e três empresários fundadores de empresas filhas da Unicamp. Entre esses membros estão Newton Frateschi, ex-diretor executivo da Inova, Marta Cristina Teixeira Duarte, diretora do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA), e Paulo César Montagner, da Faculdade de Educação Física (FEF), além de Cesar Gon, CEO da CI&T, Fabricio Bloisi, CEO da iFood, e André Penha, CTO da QuintoAndar, três empresas filhas da Unicamp.

Para Cesar Gon, ex-aluno da Unicamp e CEO da CI&T, o LUMINA é uma iniciativa inovadora e um passo importante na mudança de comportamento na sociedade. “Sou um entusiasta dessa iniciativa e quero contribuir para a construção de um ciclo virtuoso de excelência, com mais autonomia econômica para a Universidade e mais investimentos em ensino, pesquisa científica e tecnológica. É o empreendedorismo mudando o mundo através da educação e da ciência”.

Como contribuir com o LUMINA?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode contribuir com o LUMINA. As doações, sem valor mínimo, podem ser feitas pelos seguintes dados bancários:

CONTA

Santander (Brasil) S.A nº 033

Agência 1693

Conta corrente: nº 13000006-1

Fundo Patrimonial da UNICAMP FPU CNPJ/MF: nº 40.950.410/0001-18

CHAVE PIX: 40950410000118

Valores acima de R$ 10 milhões podem definir exatamente os projetos e formas de desembolso dentro dos limites legais. Neste caso entre em contato com lumina@funcamp.unicamp.br

Sua história na Universidade vale uma doação para a criação de novas histórias, cada vez mais inclusivas, inovadoras e de excelência

Comunidade Interna