Unicamp discute com governador construção do Hospital Regional

Autoria
##
Durante a reunião, o governador João Doria avaliou como possível a construção e apontou ações a serem encaminhadas de imediato

A construção do Hospital Regional, ligado à Unicamp e projetado para atender a população de mais de 70 cidades do Estado, foi debatida com governador de São Paulo, João Doria, na tarde de segunda-feira (22/11). Para Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Universidade, o encontro foi “extremamente positivo”, pois o governador avaliou como possível a construção e apontou ações a serem encaminhadas de imediato. Pela Unicamp, participaram da reunião a coordenadora geral, Maria Luiza Moretti, o diretor executivo da Área da Saúde, Oswaldo Grassiotto, e o assessor de assuntos institucionais, William de Oliveira. Além do governador, estavam presentes os secretários de Saúde, Jean Gorinchteyn, e de Orçamento, Nelson Baeta. Também participaram do encontro o deputado federal Baleia Rossi (MDB) e o deputado estadual Jorge Caruso (MDB), além do prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho da RMC, Gustavo Reis.

"O Hospital Regional é uma demanda da região metropolitana, de suas prefeituras e de outras prefeituras das regiões circunvizinhas, ampliando a oferta de leitos à toda população que reside próxima a Campinas. Será um equipamento de saúde complementar ao HC, possibilitando atender melhor à população da região e organizar, também de forma melhor, a relação de toda a área assistencial de saúde da Unicamp com o SUS e os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) próximos à nossa cidade. Atendimentos de emergência e de média complexidade poderão ser realizados nesta nova estrutura hospitalar e a alta complexidade ficará concentrada em nosso HC. Da mesma forma, possibilitaremos mais oportunidades de formação a nossos graduandos, residentes e pós-graduandos", apontou o reitor. Segundo ele, o governador abriu as portas para dar sequência à proposta. A Unicamp cederá uma área, próxima ao Hospital de Clínicas, para a construção do Hospital, que terá capacidade para 400 leitos em atendimentos de alta complexidade. Estudos preliminares apontam investimentos na ordem de R$ 320 milhões para a obra e algo em torno de R$ 300 milhões para o custeio anual.

Segundo o reitor, o governador acredita ser possível que o Estado, por meio da Secretaria de Saúde, construa o Hospital Regional, mas seu custeio deverá ser dividido entre Estado, Municípios e o Serviço Único de Saúde (SUS). “Temos que avançar nas tratativas e refinar a forma de custeio para o funcionamento da unidade, sem causar prejuízos às partes. Temos a demanda e cumpriremos todas as fases com extrema responsabilidade”, explicou.

##
Da esquerda para a direita, Gustavo Reis (Prefeito de Jaguariúna), Jean Gorinchteyn (Secretário Estadual de Saúde), reitor Antonio Meirelles e o deputado estadual Jorge Caruso (MDB): Hospital está sendo projetado para atender a população de mais de 70 cidades do Estado

Tabela de reajuste do SUS

A coordenadora geral, Maria Luiza Moretti, também avaliou como positiva a reunião com o governador, e lembrou da necessidade de reajuste da tabela de reajuste do Sistema Único de Saúde (SUS). “Demos um passo importante hoje, e estão cada vez mais claras as ações a serem tomadas. Em especial, em nossa luta pelo reajuste do SUS, para termos recursos que permitam manter o excelente atendimento oferecido pela área de saúde da Unicamp”, disse. Grassiotto ressaltou que, com a reunião, ficou clara a viabilidade técnica e financeira do projeto. O diretor ressalta que o novo hospital atenderá os moradores das Diretorias Regionais de Saúde 7, 10 e 14, área com mais de sete milhões de habitantes no total.

Estou comprometido com o projeto de construção do Hospital Regional desde o primeiro momento. Podem contar com nosso engajamento para que ele saia do papel e se torne realidade para a região”, afirmou o deputado federal Baleia Rossi. O parlamentar comprometeu-se, ainda, a levar a proposta aos 70 deputados federais da bancada paulista e, com isso, levantar recursos tanto para a elaboração do projeto executivo da obra como para sua construção.

##
Participantes da reunião com governador. Da equerda para direita: William Oliveira, assessor da Unicamp; Gustavo Reis, prefeito de Jagauriúna; Jean Gorinchteyn, secretário da Saúde; Antonio Meirelles, reitor da Unicamp; Maria Luiza, coordenadora geral Unicamp; Jorge Caruso, deputado estadual; Arthur Cruz, assessor na Alesp; e Oswaldo Grassiotto, diretor da DEAS.

A Região Metropolitana de Campinas tem três faculdades de medicina. Para o secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn, essa particularidade é muito positiva, pois favorece a busca por recursos humanos. De acordo com Gustavo Reis, presidente do Conselho da RMC, no dia 29, em Cosmópolis, será apresentada aos prefeitos a proposta de divisão do custeio do Hospital Regional. Caso se chegue a um acordo, o Governo Estadual será informado e serão tomadas providências para dar prosseguimento ao projeto.

Confira mais algumas imagens do encontro no Palácio dos Bandeirantes:

Diversas lideranças que apoiam a construção do Hospital Regional participaram do encontro
Reitor avaliou encontro como "extremamente positivo"
Diretor da Área da Saúde Oswaldo Grassiotto e coordenadora geral Maria Luiza Moretti
Governador João Doria avaliou como possível a construção do Hospital
Prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho da RMC, Gustavo Reis
Coordenadora geral Maria Luiza Moretti
Lideranças políticas e comitiva da Unicamp aguardam pelo encontro
Imagem de capa
Comitiva da Universidade, deputados, secretários de governo e prefeito participaram de encontro no Palácio dos Bandeirantes

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola