Reitor participa da entrega do Troféu Raça Negra na Universidade Zumbi dos Palmares

O bailarino e coreógrafo Ismael Ivo, falecido no ano passado vítima da Covid-19, foi um dos homenageados do Troféu Raça Negra, entregue pela Universidade Zumbi dos Palmares, no domingo (21/11), em São Paulo. O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, acompanhado pelo pró-reitor de Extensão, Fernando Coelho, fez a entrega dos troféus para alguns homenageados, entre eles a vereadora de Campinas, Paolla Miguel, vítima de ato racista no Legislativo campineiro. A irmã de Ismael Ivo, Vera Ivo, as cantoras Ludmilla (primeira artista negra da América Latina a alcançar 1 bilhão de streams em vídeo na internet) e Mart´nália, além do ouvidor da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, também foram homenageados.

A premiação é, para além da festividade, uma demonstração de reconhecimento do trabalho dos homenageados e uma abertura para a reflexão sobre mudanças necessárias em nossa sociedade. Perante a lei somos iguais, agora precisamos, de fato e de direito, sermos iguais nas oportunidades”, disse Antonio Meirelles. O reitor lembrou que a universidade está em pleno debate sobre temas relacionados à comunidade negra, por meio do Unicamp Afro, cujo encerramento será no dia 30 de novembro.

Reitor Antonio Meirelles com os homenageados do Troféu Raça Negra
Reitor Antonio José Meirelles com os homenageados do Troféu Raça Negra

Ludmilla, cantora, compositora, multi-instrumentista, falou de suas dificuldades na carreira e agradeceu a premiação. “Fui a primeira cantora negra da América Latina a alcançar 1 bilhão de streams, mas não quero ser a única”. Ao lado do filho, e visivelmente emocionada, a irmã de Ismael Ivo contou que a família estuda a criação de um instituto em homenagem ao coreógrafo.

Convênio entre Unicamp e Universidade Zumbi dos Palmares

No último dia 10, Unicamp e Zumbi dos Palmares assinaram um aditivo ao convênio mantido pelas duas instituições. O acordo prevê o desenvolvimento de ações e planos de trabalho, com fornecimento de instalações, estudos e competências pelo o Núcleo de Estudos de Política Públicas da Unicamp. A cerimônia de assinatura do acordo foi realizada no Instituto da Computação.

Na oportunidade, Antonio Meirelles, ao lado José Vicente, reitor da Zumbi de Palmares, declarou o apoio da Unicamp ao “Movimento Cota Sim”. A campanha é liderada pela Zumbi para que seja prorrogada, por pelo menos mais 10 anos, a Lei 12.711 de 2012, chamada Lei das Cotas. Ela define que as Instituições de Ensino Superior vinculadas ao Ministério da Educação e as instituições federais de ensino técnico de nível médio devem reservar 50% de suas vagas para as cotas. A lei encerra sua vigência em 22 de agosto de 2022.

Assista a entrega do Troféu Raça Negra para Vera Ivo, irmã de Ismael Ivo, homenageado da noite: