Professor da FEEC é eleito Personalidade da Tecnologia 2021

Autoria

Em votação unânime da comissão julgadora, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) outorgou ao professor Luiz Carlos Pereira da Silva o prêmio de Personalidade da Tecnologia 2021, na categoria Energia Sustentável. A honraria, que existe desde 1987, será entregue no dia 9 de dezembro, em comemoração ao Dia do Engenheiro, celebrado no dia 11. De acordo com o SEESP, “os agraciados são profissionais que representam a excelência em seus setores e têm em comum a dedicação ao desenvolvimento do país e à melhoria das condições de vida da população brasileira”.

“Essa premiação é o reconhecimento ao esforço e ao trabalho de dezenas de pessoas da Unicamp. São projetos de pesquisa que geram novas tecnologias e aplicações, e que ajudam não só a universidade, mas o conjunto da sociedade. Ressalto também o papel das empresas parceiras, que possibilitam inovações na área sustentável”, disse Pereira.

Luiz Carlos Pereira: É o reconhecimento ao esforço e ao trabalho de dezenas de pessoas da Unicamp

Ligado a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), Pereira tem atuado diretamente em iniciativas do Projeto Campus Sustentável. São diversas ações nessa área, entre elas o ônibus elétrico que circula na universidade, a substituição de equipamentos antigos por novos, com menor consumo de energia elétrica, a gestão do consumo energético dos edifícios incorporando recursos de internet das coisas (IoT) e a instalação de unidades produtoras de energia fotovoltaica em pontos do campus, como o telhado do Ginásio Multidisciplinar da Unicamp. A energia captada no ginásio seria o suficiente para atender 100 residências. Segundo o professor, a Unicamp gera, atualmente, 1,5% da sua necessidade de energia, mas com os novos pontos de captação será possível elevar para 5%.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, acompanhado do chefe de Gabinete, Paulo César Montagner, esteve na quarta-feira (17/11) com o professor Luiz Carlos Pereira conhecendo as várias iniciativas do Projeto Campus Sustentável. O reitor foi ao Ginásio para conhecer a nova iluminação da quadra e dos auditórios, já abastecidos com a captação obtida no telhado. Conheceu quiosques com placas fotovoltaicas para serem utilizados pelos alunos e andou, pela primeira vez, no ônibus elétrico. “Passamos pela nova estrutura do Laboratório de Plasmas e terminamos nosso roteiro na FEEC, vendo a instalação de placas para captação de energia. Parabenizamos Luiz Carlos e todos os envolvidos no Projeto Campus Sustentável. Reconhecemos a importância do projeto para a Universidade e o ganho a ser revertido em breve para a sociedade”, apontou o reitor.

O grupo é composto por 65 intercambistas de graduação, que farão disciplinas isoladas em diferentes cursos, e 70 alunos regulares de pós-graduação

No espaço, o cliente escolhe o produto, faz o pagamento e prepara sua refeição nos equipamentos de apoio disponíveis no local;  a loja funciona 24 horas por dia, ininterruptamente

Estudos anteriores já apontavam a proteína MKK3 como um fator importante na sobrevivência e proliferação de células tumorais

Diversas iniciativas são realizadas nos meses de janeiro e fevereiro com o intuito de fomentar a formação continuada dos estudantes universitários