Comitiva da CGU visita as instalações do IG para organizar logística do retorno presencial seguro dos estudantes

No dia 11/11, a professora Maria Luiza Moretti, vice-reitora e coordenadora geral da Unicamp, esteve no Instituto de Geociências (IG) para conhecer a infraestrutura da Unidade. Junto com os assessores Patrícia Leme e Plínio Trabasso, e o prefeito do campus, Juliano Finelli, Maria Luiza foi recebida pelo diretor do IG, Márcio Cataia, pelo diretor associado, Emilson Leite, e por chefes de Departamentos e funcionários da Unidade.

Segundo Patrícia Leme, o objetivo da visita foi discutir a logística adequada para o retorno presencial seguro dos alunos. “Temos uma preocupação com a ocupação das salas, a ventilação, a manutenção dos equipamentos de ar-condicionado. Como haverá licitação de câmeras para a nova tecnologia educacional, visitamos as Unidades para identificar os melhores espaços para a instalação dos equipamentos. Queremos saber se a Unidade terá uma estrutura adequada para receber os alunos no retorno”, disse a assessora da Coordenadoria Geral da Universidade. Em sua primeira visita ao IG, Maria Luiza avaliou positivamente as instalações da Unidade, após conhecer salas de aula, laboratórios e o auditório onde algumas disciplinas serão ministradas.

O grupo discutiu as demandas da Unidade no retorno das atividades presenciais de graduação e pós-graduação, previsto para o primeiro semestre de 2022. O Instituto de Geociências tem uma demanda específica de formação – as atividades de campo obrigatórias. A vice-reitora prometeu apoio para que elas sejam desenvolvidas com os devidos protocolos de segurança, como o teste PCR dos alunos antes da partida para o campo.

Segundo Patrícia Leme, cabe identificar as necessidades de cada Unidade para supri-las. “É preciso fazer um diagnóstico dessas necessidades e corrigir eventuais desconexões que possam prejudicar o retorno presencial”, aponta. O IG foi a segunda Unidade visitada pela equipe da CGU (após o Instituto de Economia), e a primeira visitada pela vice-reitora. “Estamos elaborando um cronograma para ir nos próximos dias em todos os Institutos e Faculdades”, disse a assessora. Juliano Finelli mencionou a força-tarefa interna, suas ações para a retomada, e os desafios para a Prefeitura do campus, como a melhoria dos Restaurantes Universitários, do Hospital de Clínicas, e do sistema educativo, além do aumento da circulação de ônibus dentro do campus de Campinas e da retomada das feiras e cantinas.

Márcio Cataia, diretor do IG, reconhece que a CGU vem se empenhando para que as Unidades tenham as melhores condições possíveis para um retorno presencial seguro dos discentes. “O apoio da administração central é fundamental. Apoiamos as decisões da CGU e ficamos felizes em saber que contamos com o seu apoio para melhorarmos nossa infraestrutura. Esta visita revela o que sabemos fazer de melhor na Universidade: o diálogo profícuo para avançarmos na melhoria do ensino, pesquisa e extensão, e das condições de trabalho para todos”, disse.

Comunidade Interna