Editora da Unicamp faz 40 anos em 2022 e comemora com Edital de publicação

Em 2022, a Editora da Unicamp irá comemorar 40 anos e, para celebrar a ocasião, foi aberto um Edital de publicação direcionado a docentes e pesquisadores doutores da própria Universidade. A Editora foi fundada no ano de 1982. Desde então, já publicou mais de 1.200 títulos com elevado padrão editorial. O atual catálogo conta com mais de 600 obras. Por ser uma editora universitária, as publicações visam à divulgação de estudos científicos em todas as áreas do conhecimento.

A seleção de títulos para a publicação ocorre da seguinte forma: os trabalhos são selecionados com base em pareceres de mérito, e, posteriormente, avaliados pelo Conselho Editorial, composto por dez membros, parte pertencente à comunidade Unicamp e parte vinculada a outras instituições. A aprovação pelo Conselho sela a publicação; depois disso, inicia-se o processo de preparação, quando é feita a primeira revisão e a padronização do texto de acordo com as normas da Editora. Na sequência vêm a diagramação e a segunda revisão, para então chegarmos ao livro impresso. Esse processo mobiliza vários profissionais capacitados preparadores, revisores e diagramadores –, que trabalham para que o livro se concretize em sua melhor versão possível.

Nesta entrevista com a diretora, professora Edwiges Morato, você saberá um pouco mais sobre os eventos que marcarão o aniversário da Editora e sobre o Edital que, segundo ela, ajudará a completar o catálogo com produções acadêmicas, culturais e científicas de profissionais da Unicamp. 

Editora da Unicamp: Quais os objetivos buscados por meio da publicação deste Edital?

Edwiges Morato: A Editora, cujo perfil alinha-se à propagação dos conhecimentos acadêmico, cultural e científico de todas as áreas, tem estimulado os docentes e pesquisadores da Unicamp a transformar suas experiências de ensino e pesquisa em conteúdos editoriais. Ao lançar o Edital de publicação para comemorar seus 40 anos com uma série de obras monográficas, ou coletâneas, propostas por membros do quadro funcional da Universidade, o objetivo é contar com o formidável trabalho de sua comunidade, em termos de pesquisa, docência e divulgação da ciência. A Editora da Unicamp continuará, porém, a receber manuscritos de todo o país por meio de fluxo contínuo, cujos critérios e normas de publicação encontram-se em nosso site.

Considerando que a Editora, como órgão acadêmico, está vinculada aos objetivos e missões da Universidade, é importante que ela, por meio deste Edital, procure aliar a produção de conhecimento científico, cultural e acadêmico à divulgação e à circulação das obras, viabilizadas por ações editoriais que não apenas visam à publicação e à comercialização dos livros, mas também estimulam o acesso a seus conteúdos e propósitos, por meio de entrevistas, resenhas, colóquios, rodas de conversa etc.

Editora da Unicamp: Que tipos de títulos a Editora da Unicamp busca acrescentar ao seu catálogo com esse Edital?

Edwiges Morato: O Edital não delimita os tipos de títulos, mas temos a expectativa de incrementar nosso catálogo com obras relativas a áreas ainda não de todo cobertas, como as ciências biológicas e exatas, saúde e direitos humanos e ambientais; obras de introdução ao conhecimento científico e de divulgação da ciência. Também temos a expectativa de receber títulos de todas as áreas que tematizem a agenda científica atual, que coloquem em relevo questões contemporâneas para o Brasil e para o mundo; obras que tematizem diferentes aspectos das várias efemérides de 2022, como o bicentenário da Independência, o centenário da Semana de Arte Moderna, do rádio e da ascensão do fascismo, entre outras.

Editora da Unicamp: Qual a importância de fomentar a produção de livros entre os docentes e os pesquisadores da Universidade?

Edwiges Morato: Por um lado, o Edital procura estreitar a interação colaborativa entre membros da comunidade da Unicamp e a Editora; por outro, procura estimular a publicação, pela Editora da Unicamp (ou em regime de coedição), de obras (monográficas ou coletâneas) em andamento ou em fase de elaboração por docentes e pesquisadores doutores da Universidade. A ideia é dar visibilidade à excepcional produção acadêmica, cultural e científica dos quadros da Unicamp e ao conhecimento produzido na Universidade.

Editora da Unicamp: Quantos títulos serão selecionados para a publicação?

Edwiges Morato: Serão selecionados até 15 títulos, de todas as áreas do conhecimento.

Editora da Unicamp: Os lançamentos das obras ocorrerão em 2022? Já é possível prever se serão presenciais?

Edwiges Morato: A Editora está planejando várias ações para comemorar seus 40 anos. Entre elas está o selo comemorativo, com o qual serão identificadas tanto as obras aprovadas nesse Edital quanto as aprovadas no fluxo contínuo. Pretendemos também promover uma Festa do Livro em setembro de 2022, paralelamente a um evento de natureza acadêmica e cultural com a participação de convidados nacionais e estrangeiros. Nossa intenção é incluir na Festa do Livro da Editora e no referido evento, que se voltará à discussão de questões socioculturais sobre o Brasil e o mundo, os lançamentos das obras já produzidas até a ocasião.

A Editora tem dado passos, seguindo todas as recomendações fornecidas pelas autoridades sanitárias, para a realização de ações presenciais, como a reabertura da Livraria da Editora da Unicamp no prédio da Biblioteca Central. Estamos nos preparando, de forma atenta e cautelosa, para ações no formato híbrido e mesmo presencial, como os lançamentos, eventos e exposições que ocorrerão no primeiro semestre 2022, e também para a Festa do Livro e demais eventos que deverão ocorrer no segundo semestre.

Veja, abaixo, o edital completo:

EDITAL “Comemoração dos 40 anos da Editora da Unicamp” (2021/2022)

A Editora da Unicamp abre inscrições para a seleção de propostas de livros originais a serem publicados em 2022, ano em que esta Editora comemora 40 anos.

1. Do objeto

Tendo em vista o interesse de complementar o catálogo da Editora da Unicamp com obras dirigidas à comunidade acadêmica, à formação de estudantes de graduação e de pós-graduação e à divulgação científica, a Editora lança este Edital para a seleção de livros originais em todas as áreas do conhecimento.

1.1. Esta iniciativa procura estimular docentes e pesquisadores doutores da Universidade Estadual de Campinas a apresentar à Editora propostas de publicação de obras monográficas ou de coletâneas.

2. Da condição de participação

2.1 – O público-alvo deste Edital são docentes doutores ativos e aposentados, bem como pesquisadores doutores ativos e aposentados do quadro funcional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

2.2 – Serão avaliadas propostas para publicação de livros escritos por um ou mais autores, desde que um dos autores esteja enquadrado no público-alvo mencionado no item

2.1 e os demais autores deverão ter o título de doutor. No caso de coletâneas, um dos organizadores deverá estar enquadrado no público-alvo mencionado no item 2.1 e todos os autores deverão ter o título de doutor.

2.3 – Caso haja interesse de coedição por parte de alguma casa editorial com a Editora da Unicamp, no caso de aprovação da obra, essa informação deverá ser fornecida no ato da submissão da proposta.

3. Das inscrições

3.1 – O proponente deverá acessar o SITO – Sistema de Tramitação de Obras da Editora da Unicamp (http://www.funcamp.unicamp.br/editorasito). Após efetuar seu cadastro, deverá preencher o formulário de submissão e anexar um arquivo contendo a versão final da obra.

3.2 – A versão completa da obra deve ser apresentada conforme o padrão editorial da Editora da Unicamp. Para as recomendações e normas (clique aqui);

3.3 – No ato da inscrição, os autores se comprometem a não apresentar as mesmas propostas para outras editoras até a data de divulgação do resultado final.

4. Da seleção de originais

4.1 – O Conselho Editorial analisará os documentos referidos no item 3.1 e decidirá pela continuidade ou não do processo, dependendo de sua adequação às normas deste Edital.

4.2 – Não serão aceitos originais já publicados em anais de congressos e eventos acadêmicos.

4.3 – Não serão aceitas propostas de reedição ou tradução.

4.4 – Não serão aceitos livros incompletos ou em versão preliminar.

4.5 – Não serão aceitas propostas para publicação de obras literárias.

4.6 – Não será possível alterar a obra após a submissão.

4.7 – O Conselho Editorial indicará as inscrições indeferidas, informando o(s) item(itens) não atendido(s) que levaram ao indeferimento.

4.8 – Os originais acolhidos pelo Conselho Editorial serão objeto de avaliação de mérito por dois assessores ad hoc, que emitirão parecer formal, considerando a correção, a adequação, a originalidade, a relevância e a viabilidade técnica dos originais.

4.9 – Os pareceres de mérito serão examinados pelo Conselho Editorial, que decidirá pela publicação ou não do trabalho.

4.10 – Serão selecionados no máximo 15 (quinze) originais para a publicação em 2022.

4.11 – As propostas aprovadas serão publicadas em formato (impresso ou digital) definido pela Editora da Unicamp.

4.12 – Os arquivos referentes aos originais não classificados não serão mantidos pela Editora.

4.13 – A Editora da Unicamp se reserva o direito de não aprovar nenhuma proposta para publicação.

4.14. Poderá ser interposto recurso da decisão do Conselho Editorial quanto ao não atendimento aos itens 4.2, 4.3, 4.4, 4.5 e 4.6, que deve ser dirigido à Coordenação-Executiva da Editora em até 03 dias, contados da divulgação do indeferimento da inscrição.

5. Da publicação

5.1 – Os originais selecionados serão publicados pela Editora da Unicamp, no ano de 2022, no formato de livro impresso e/ou digital, a critério do Conselho Editorial.

5.2 – Todos os originais serão publicados mediante assinatura de Contrato de Edição de Obra Bibliográfica a ser firmado entre a Editora da Unicamp e o(s) autor(es).

5.3 – Os autores receberão 10% de direitos autorais sobre o preço de venda, em prestação de contas semestral.

5.4 – Os originais que contenham ilustrações deverão ser acompanhados dos direitos de publicação das imagens, sem ônus para a Editora da Unicamp.

5.5 – Os originais que apresentarem ilustrações técnicas, gráficos, equações, tabelas, diagramas e outros tipos de desenhos deverão ser produzidos pelo autor por meio de programas compatíveis com aqueles utilizados pela Editora da Unicamp, sob orientação de produtor gráfico por ela indicado. Tal produção, sob a orientação de produtor gráfico indicado pela Editora, ocorrerá após a decisão final de seleção do Conselho Editorial.

6. Dos Recursos Financeiros

O presente Edital será financiado com recursos da Editora da Unicamp, de acordo com proposta orçamentária e financeira para o ano de 2022.

7. Do Calendário e do Cronograma

7.1 – Este Edital seguirá o seguinte cronograma:

  • Divulgação do Edital: 9 de novembro de 2021.

  • Período de inscrição: 9 de novembro de 2021 a 04 de abril de 2022.

  • Análise das inscrições pelo Conselho Editorial: até 29 de abril de 2022.

  • Análise de parecerista ad hoc: até 30 de junho de 2022.

  • Análise e seleção pelo Conselho Editorial: até 15 de julho de 2022.

  • Resultado e divulgação: até 19 de julho de 2022.

  • Prazo para interposição de recurso da decisão do Conselho Editorial: até 03 dias após a divulgação do resultado do Edital.

7.2 – A Editora da Unicamp se reserva o direito de realizar ajustes no calendário previsto no item 7.1. Informações sobre eventuais alterações estarão disponíveis no site da Editora e, também, nas redes sociais da Editora (Blog, Facebook, Instagram e Twitter).

7.3 – Os resultados serão divulgados por meio das redes sociais da Editora (Blog, Facebook, Instagram e Twitter) e serão comunicados aos proponentes por e-mail.

8. Preparação e entrega dos originais de obras aprovadas

8.1 – Aprovada a publicação, o autor receberá comunicado da Secretaria da Editora.

8.2 – Não serão aceitas substituições ou inclusões de capítulos, parciais ou não, posteriores à aprovação do livro pelo Conselho.

8.3 – Após a entrega dos originais e a certificação de que não há pendências, o autor assinará o contrato de edição.

9. Das Disposições Gerais

9.1 – Informações sobre este Edital podem ser obtidas junto à Secretaria da Editora da Unicamp pelo e-mail: secretaria@editora.unicamp.br.

9.2 – Casos omissos ou duvidosos serão avaliados e decididos pelo Conselho Editorial da Editora da Unicamp.

Profa. Dra. Edwiges Maria Morato

Coordenadora Executiva – Editora Unicamp

Imagem de capa

O Edital é direcionado a docentes e a pesquisadores doutores do quadro funcional da Unicamp
O Edital é direcionado a docentes e a pesquisadores doutores do quadro funcional da Unicamp