Unicamp e Universidade Zumbi dos Palmares ampliam convênio para formulação de políticas públicas

Autoria
##
Reitores José Vicente, da Zumbi dos Palmares e Antonio José Meirelles, da Unicamp: Termo Aditivo terá o prazo de dois anos, podendo ser prorrogado

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, acompanhado da coordenadora-geral, Maria Luiza Moretti, recebeu o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, para a assinatura de um termo aditivo do convênio entre as duas instituições. A manutenção do acordo entre as universidades prevê o desenvolvimento de ações com o Núcleo de Estudos de Política Públicas da Unicamp, que fornecerá instalações, estudos e competências. A cerimônia de assinatura do acordo foi realizada no Instituto da Computação (IC), na tarde desta quarta-feira (10 /11).

Para o reitor da Unicamp, a continuidade desse convênio é importante para a formação dos alunos da universidade e, ainda, para formulação de políticas públicas que promovam mudanças na sociedade. “A Unicamp foi a primeira universidade a implantar o sistema de cotas. Os resultados são excelentes. Atualmente, 50% dos nossos alunos são oriundos de escolas públicas e estamos com 30% de alunos beneficiados pelas cotas étnico-raciais. Em meio à crise que vive o país, nossa luta é para garantir a permanência, oferecendo todo o suporte necessário”, apontou.

José Vicente disse que ter a Unicamp com parceira é um importante referencial. Além da assinatura do convênio, o reitor pediu apoio para o Movimento “Cota Sim”. A Lei 12.711 de 2012, chamada Lei das Cotas, define que as Instituições de Ensino Superior vinculadas ao Ministério da Educação, além das instituições federais de ensino técnico de nível médio, devem reservar 50% de suas vagas para as cotas. Mas ela encerrará sua vigência em 22 de agosto de 2022. “Estamos numa luta, junto ao Congresso Nacional, para que a Lei das Cotas seja prorrogada por mais 10 anos. Por isso o Movimento Cota Sim. Estamos buscando apoio da sociedade civil para alcançarmos um milhão de assinaturas”, explicou Vicente.

Em nome da Unicamp, Antonio Meirelles e Maria Luiza declararam apoio ao movimento e afirmaram que universidade está aberta para receber a campanha e incentivar a coleta de assinaturas. “O sistema de cotas veio para mudar, de forma positiva, o cenário da educação no Brasil. Ele tem nosso apoio para o avanço no processo de igualdade”, declarou o reitor da Unicamp.

Em nome da Unicamp, reitor Antonio José Meirelles e coordenadora-geral Maria Luiza Moretti declararam apoio ao movimento "Cotas Sim"

Combate ao racismo

Antes de participarem da cerimônia de abertura do evento Unicamp Afro 2021, ocorrido no auditório do IC, os reitores trocaram informações sobre conquistas no combate ao racismo. José Vicente falou da implantação, no dia 9 de novembro, do canal específico para denúncias de racismo em relações comerciais. O chamado Procon-Racial será um trabalho da Universidade Zumbi dos Palmares, junto ao Procon São Paulo, para oferecer informações sobre racismo, além de apoio jurídico e psicológico aos consumidores que forem vítimas de discriminação.

Segundo Vicente, em 2019, uma pesquisa com 1,6 mil consumidores apontou que 65% das pessoas pretas disseram ter sofrido discriminação na relação de consumo. "A criação do Procon-racial é uma vitória nessa luta diária”, explicou o reitor.

Antonio Meirelles disse que “os problemas devem ser tirados de debaixo da mesa e virarem pautas de debate, para encontrar soluções de igualdade entre as pessoas”. Ele reafirmou o apoio da Unicamp para o Movimento Cota Sim. O Termo Aditivo terá o prazo de dois anos, podendo ser prorrogado.

Imagem de capa
A manutenção do acordo entre as universidades prevê o desenvolvimento de ações com o Núcleo de Estudos de Política Públicas, que fornecerá instalações, estudos e competências

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola