Aluna da FOP vence “1ª Olimpíada Brasileira de Fisiologia”

Sarah Ackel Müller Ferreira, aluna do quarto semestre da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, foi a vencedora da “1ª Olimpíada Brasileira de Fisiologia”. Mariana Mireski, estudante do segundo ano, também teve atuação destacada. O evento aconteceu entre os dias 12 e 17 de outubro, em formato online. Em 2º lugar ficou Leonardo Magalhães Andrade e Silva, aluno do 7° semestre de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Victor Quintella de Aragão Porto, aluno do 7° semestre de Medicina da Universidade Federal Fluminense, ficou com a 3a colocação.

A Olimpíada foi promovida pelo Comitê de Ensino da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), em parceria com a editora GrupoGen e a empresa ADInstruments.

Sarah ficou surpresa com a colocação. Ela já havia participado de várias olimpíadas no ensino fundamental e médio, mas essa foi sua primeira olimpíada universitária. “Essa conquista representa para mim a confirmação da competência de meus professores e da excelência do ensino na Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Mesmo durante a pandemia, os professores, usando diversas metodologias, fizeram o máximo para assegurar nosso aprendizado, de forma que tivemos aulas praticamente todos os dias. Com isso, a ausência de aulas presenciais não me impediu de absorver o conteúdo teórico. Com certeza, é um grande incentivo para que eu continue a me dedicar aos estudos, e um indicativo de que estou no caminho certo”, disse.

Para Mariana Mireski foi gratificante participar da primeira Olimpíada de Fisiologia no Brasil. “Fiquei feliz por avançar até a segunda fase e estou convencida de que estou no caminho certo em meu processo de aprimoramento. Participar desta iniciativa foi uma forma de aprimorar conhecimentos essenciais para o exercício da Odontologia. Sem dúvida, eles contribuirão para atingir a excelência profissional e, consequentemente, contribuir com o bem-estar da sociedade através do desenvolvimento da saúde”.

A Olimpíada foi realizada em 3 fases, com 25 questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimentos em Fisiologia Humana. Participaram da 1ª fase 188 alunos de 18 cursos de graduação ou tecnologia (Ciências Biológicas, Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biomédicas, Ciências com foco em Biologia, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmetologia, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Neurociência, Nutrição, Odontologia e Psicologia). 50 % dos participantes com as maiores notas participaram da 2ª fase (94). Da última fase participaram 9 alunos e os finalistas foram os três alunos citados acima.

Matéria original publicada no site da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo