Festa à fantasia, cupcakes, desenhos e brinquedos alegram as crianças internadas no HC

Ladybug, Batman, Peppa Pig, Minnie, princesas da Disney e outros personagens de histórias infantis estiveram na sexta-feira (8/10) na unidade de internação pediátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. O evento, chamado de Festa à Fantasia, proporcionou às crianças internadas e a seus acompanhantes um dia diferente, que teve também entrega de presentes em comemoração do Dia das Crianças.

Todos os funcionários vieram vestidos com fantasias infantis, trazendo alegria e diversão ao setor. As equipes entregaram presentes às crianças internadas na unidade de terapia intensiva pediátrica e nas enfermarias”, explica Giselli Villela, coordenadora do serviço de enfermagem pediátrica, à frente dessa ação há vários anos, sempre contando com a colaboração de toda a equipe multidisciplinar.

Os recursos foram arrecadados no começo do ano para aquisição de ovos de Páscoa. Com o sucesso da arrecadação, o valor foi investido também na compra de presentes para o Dia das Crianças. Para Giselli, mais do que presentear as crianças, a ação foi a oportunidade de envolver os profissionais no resgate hábitos que acabaram se perdendo.

Olhar no olho da criança, ganhar um sorriso de volta e ver a alegria no rosto destes pequenos e seus acompanhantes, em um momento tão delicado como o período de internação hospitalar, é algo que precisa ser valorizado e guardado. É um dia em que todos nós voltamos a ser crianças”, comenta a enfermeira.

Desenho, livros e brinquedos

E a comemoração do Dia das Crianças ainda continuou… Durante o lanche da tarde de quarta-feira (13/10), a Divisão de Nutrição e Dietética (DND) do HC entregou cupcakes, folhas com desenhos de alimentos saudáveis e canetas hidrográficas para as crianças.

Como ainda tínhamos canetinhas doadas pela BIC, resolvemos fazer essa ação. Os cupcakes foram feitos pela nossa cozinheira Cida, que doou todos os ingredientes”, conta a nutricionista Luciane Giordano, coordenadora da DND do HC.

Já na quinta-feira (14/10), as crianças internadas na Unidade de Internação Pediátrica, na UTI Pediátrica e na Unidade de Emergência Referenciada (UER) ganharam um kit contendo QR Code de teatro, músicas e brincadeiras, um livreto e um brinquedo: binóculos, cubo mágico, ioiô, quebra cuca, mola elástica ou bolinha de borracha. A doação foi feita por Oscar Kuroda, voluntário da Capelania do HC desde 2001 até o início da pandemia de Covid-19, quando precisou se afastar do hospital.

"A entrega dos kits do Dia das Crianças foi uma benção. Entregamos 93 kits, entre pediatria, UTI pediátrica, pronto-socorro pediátrico e consulta pediátrica. No Natal haverá mais", confidencia Oscar.