Conheça os finalistas ao título de Empreendedor(a) do Ano da Unicamp

Edição de imagem

Os finalistas do Prêmio Empreendedor(a) do Ano da Unicamp, edição 2021, foram conhecidos na última quarta-feira, 13 de outubro (lista completa abaixo). Pela primeira vez, o empreendedorismo feminino terá destaque entre as categorias de submissão prévia. A categoria “Liderança Feminina” foi criada para estimular as empresas-filhas da Unicamp lideradas por mulheres, de forma a aumentar a representatividade feminina na premiação.

O Prêmio Empreendedor é promovido pela Agência de Inovação da Unicamp, em parceria com o grupo de empreendedores Unicamp Ventures, e visa prestigiar as boas iniciativas e homenagear o talento de empreendedores e empreendedoras à frente das empresas-filhas da Universidade. São quatro categorias específicas: Inovação, Impacto Social, Liderança Feminina e Maior Crescimento (Scale-Up).

Ao vencer nessas categorias, os concorrentes se habilitam a disputar o título de Empreendedor(a) do Ano da Unicamp. Os pitches acontecerão durante o Encontro Anual Unicamp Ventures, no dia 21 de outubro, a partir das 16h30, e serão transmitidos ao vivo via Zoom. Durante o evento, descobriremos quem levará o troféu, além de R$50 mil em serviços de marketing (valor de tabela Sinapro), oferecidos pela patrocinadora, a Agência Sabiá.

Venha torcer para seu favorito ou favorita e assista aos pitches e ao anúncio do Empreendedor(a) do Ano 2021 da Unicamp. As inscrições são gratuitas. No evento, serão também divulgados os novos dados das empresas-filhas da Unicamp, como número de empresas cadastradas, faturamento anual e empregos gerados diretamente. 

Finalistas ao título de Empreendedor(a) do Ano 2021 da Unicamp

Interessados em conhecer melhor os cases das empresas vencedoras nessas categorias e descobrir quem será eleito o Empreendedor(a) do Ano 2021 já podem se inscrever no Encontro Anual Unicamp Ventures.

Durante o evento, serão também divulgados os novos dados das empresas-filhas da Unicamp, como número de empresas cadastradas, faturamento anual e empregos gerados diretamente.

Mais informações e inscrições 

Confira, abaixo, a lista completa dos finalistas do Prêmio Empreendedor 2021:

Impacto socioambiental: S Cosméticos do Bem

A S Cosméticos do Bem é uma empresa de base tecnológica que há dez anos desenvolve pesquisas nas áreas cosmética e farmacêutica. A empresa nasceu com propósito de criar dermofitocosméticos inovadores, verdadeiramente sustentáveis, a partir de tecnologias limpas, com o máximo de aproveitamento da matéria prima vegetal. A startup criou sete selos de qualidade que indicam o cuidado com a cadeia produtiva. Em 2020, lançou o primeiro dermofitocosmético sustentável do mercado brasileiro registrado pela ANVISA e foi uma das premiadas do TOP 10 pela 100 open startups.

A empresa foi fundada por Soraya El Khatib. Formada em Ciências Farmacêuticas com doutorado em Bioquímica pela Unicamp, ela é responsável por coordenar análises e processos referentes à certificação, ao aperfeiçoamento das formulações e à extração. A empresa busca demonstrar que o aproveitamento das matérias-primas agrícolas obtidas por extração supercrítica e padronizadas por espectrometria de massas são viáveis para a produção e comercialização de dermocosméticos isentos de toxicidade e em escala, sem agredir o meio ambiente ou impactar negativamente a saúde.

Inovação: Hal9000

A empresa-filha da Unicamp vencedora na categoria Inovação deste ano foi a Hal9000, uma startup especializada em segurança industrial, com soluções tecnológicas de monitoramento de manutenção preditiva para os setores de alimentos, automobilístico, têxtil, químico, entre outros. A empresa desenvolveu um sensor WiFi e um software com Inteligência Artificial para a indústria 4.0 que calcula a previsibilidade de falha em máquinas e gera informativos automáticos sobre a necessidade de manutenção e compra de materiais, evitando paradas inesperadas de uma linha de produção.

Quem irá apresentar o caso de sucesso é o cofundador da empresa, Paulo da Silva Soares, mestre e doutor em Eletrônica pela Unicamp e professor titular de Engenharia Eletrônica e de Computação no Centro Universitário Salesiano (UNISAL) de Americana. Ele é o responsável técnico de projetos e gestor financeiro do negócio. Em 2020, a Hal9000 esteve entre as 3 startups vencedoras do desafio All4Foods com tecnologia 4.0 para a indústria de alimentos.

Liderança feminina: Epistemic

O caso de sucesso vencedor na categoria Liderança Feminina foi da empresa-filha Epistemic. A startup desenvolve ferramentas para melhorar a vida de pessoas com epilepsia. Entre os produtos oferecidos, está um aplicativo para coleta automática de dados do paciente, uma plataforma Web que compartilha informações com o médico e um dispositivo vestível que alerta crises epilépticas com 30 minutos de antecedência e envia lembretes com o horário das medicações.

A empresa foi fundada por Paula Gomez, graduada e pós-graduada na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), e por sua mãe, Hilda Cerdeira, que foi professora do Instituto de Física (IFGW) da Unicamp. A partir das pesquisas de Hilda com sinais de eletroencefalograma, Paula identificou padrões de crises epiléticas e desenvolveu a tecnologia. A engenheira ganhou o Cartier Women's Initiative Awards em 2018 e foi finalista do Samsung Creative Startups, em 2019. Sua empresa foi selecionada para uma viagem à Coreia e, no ano passado, esteve entre as 21 classificadas no Prêmio Mulheres Inovadoras, da FINEP.

Maior cresimento: Diletta Solutions

A Diletta atua com o desenvolvimento de softwares para startups, seja para ajudar a acelerar os negócios, gerar o MVP ou ensinar a empresas maduras como as startups operam. A empresa-filha, com sede no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, foi criada em 2018 e vem praticamente triplicando de tamanho e faturamento nos últimos três anos, com o sucesso das startups em que mantém participação acionária.

Seu portfólio inclui clientes como o IFood, a OTAWA Health (líder em software de acompanhamento de tratamento de câncer e vencedora do IdeiaGov) e a Capital Empreendedor, startup de mercado de crédito para empresas.

Em 2020, a Diletta investiu na sua própria startup de participação majoritária, a Diletta Pay. A empresa conta atualmente com 70 colaboradores, dos quais 17 são sócios. A previsão de faturamento para 2021 é de 14 milhões de reais. Quem realizará a apresentação será o CEO da Diletta Solutions, Michel Cusnir, graduado em Ciência da Computação pela Unicamp.

Conheça a equipe de avaliadores

  • David Figueira, diretor de operações da Lamas Corp e presidente executivo do grupo Unicamp Ventures

  • Eduardo Neger, cofundador da Neger Telecom, conselheiro do grupo Unicamp Ventures e Empreendedor do Ano 2017 da Unicamp

  • Guilherme Carvalho, CEO e cofundador da ExpertiseMe, palestrante e consultor em Excelência Operacional

  • Kátia Kishi, analista de comunicação da Agência de Inovação Inova Unicamp

  • Mabel Alvarado, sócia fundadora na Alcance Innovation Consulting e conselheira do grupo Unicamp Ventures

  • Lidiane Oliveira, diretora global de marketing na Solvay e diretora da ANPEI

  • Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora da Unicamp

  • Paulo Brasileiro, diretor de relações institucionais das emissoras EPTV e diretor regional da EPTV Central

  • Roseane Ramos, sócia-diretora da patrocinadora do Prêmio, a Agência Sabiá, e conselheira do grupo Unicamp Ventures

  • Vanessa Sensato, diretora de relações institucionais da Agência de Inovação Inova Unicamp

Sobre o 16º Encontro Anual Unicamp Ventures: 

O Encontro Anual Unicamp Ventures é o principal evento de conexão entre empreendedores do ecossistema da Unicamp e os alunos e pesquisadores que desejam conhecer o mundo do empreendedorismo. Sua primeira edição foi realizada em 2006 e deu origem ao grupo Unicamp Ventures. A 16ª edição do Encontro Anual Unicamp Ventures acontecerá no próximo dia 21 de outubro (quinta-feira) a partir das 16h30, com transmissão via Zoom.

No evento, serão divulgados os novos números das empresas-filhas da Unicamp, levantados e analisados pela Agência de Inovação da Unicamp, assim como casos de sucesso e pitches das empresas finalistas do Prêmio Empreendedor da Unicamp. A participação no encontro virtual é gratuita e aberta a todos os interessados.

ORGANIZAÇÃO: Unicamp, Inova, Unicamp Ventures

PATROCÍNIO: Agência Sabiá, Alcance Innovation, CI&T, ClarkeModet, Matera, Movile, Neger Telecom e Via Consulting

APOIO: Anjos do Brasil, Campinas Tech, Castelo Creative Space, FEA Angels, Liga Empreendedora, Núcleo Campinas, UniAngels e Venture Hub

Matéria original publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp. 

 

Imagem de capa
Realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp e pelo grupo Unicamp Ventures, a grande final será transmitida ao vivo no próximo dia 21 

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa