Semana da Cirurgia Segura acontece até 1º de outubro no HC Unicamp

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e a equipe de Cirurgia Segura do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp realizam, de 27 de setembro a 1º de outubro, a Semana da Cirurgia Segura. As atividades internas, em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente (17 de setembro), acontecem no Centro Cirúrgico do HC. Dentro da programação da Semana estão as seguintes atividades: Comunicação segura; Prevenção de lesão e quedas; Higiene das mãos; Identificação segura e Medicação segura.

Esses temas são intrínsecos aos dez objetivos da cirurgia segura. Para esse evento, pensamos na integração entre as equipes e no incentivo de todo o pessoal do Centro Cirúrgico nas boas práticas da segurança do paciente”, explica o enfermeiro Alexandre Oliveira Silva, coordenador de Enfermagem do Centro Cirúrgico e coordenador da equipe de Cirurgia Segura do NSP.

Abrindo a Semana de Cirurgia Segura, foi inaugurada, na sexta-feira (24), a sala de estar do Centro Cirúrgico. Dela participaram cinco gerações de coordenadores: Nelson Andreollo, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, Elaine Cristina de Ataíde, Luis Roberto Lopes e Joaquim Bustorff. O espaço foi reformado com o apoio da Divisão de Engenharia e Manutenção e da Coordenadoria de Administração do HC-Unicamp.