Construção de estradas na Amazônia intensifica desmatamento

O desmatamento na Amazônia atingiu níveis recordes em 2021. A derrubada da floresta ocorre por diversos motivos, entre eles a expansão de estradas na região. Uma estimativa da organização WWF aponta que 75% do desmatamento acontece ao redor das faixas das rodovias. Neste episódio do Agenda Ambiental, entrevistamos os professores Ademar Romeiro (Instituto de Economia/Unicamp) e Emilio Moran (Universidade de Michigan/Nepam Unicamp).

Para Ademar Romeiro, nem sempre as estradas se justificam do ponto de vista logístico, e geralmente trazem poucos benefícios diante do impacto causado. Para ele, o Brasil precisa parar de construir estradas se deseja preservar a Amazônia.

Além dos impactos ambientais, uma das preocupações de Emilio Moran é que nem sempre os projetos levam infraestrutura para as comunidades onde se instalam. O pesquisador, que realizou seu doutorado na década de 1970 analisando diversos aspectos da construção da Transamazônica, também afirma que os benefícios dessas rodovias geralmente são restritos a um grupo pequeno de pessoas. Confira:

Com esse novo episódio da Agenda Ambiental, retomamos a periodicidade das publicações da série, que havia sido pausada devido ao processo de retomada de atividades presenciais na Unicamp. Confira os outros episódios na playlist Agenda Ambiental.

audiodescrição: montagem com três imagens coloridas; uma é uma fotografia de indígenas protestando contra a construção de estradas na amazônia, outra é uma fotografia aérea de uma estrada na floresta e outra é um mapa mostrando a rota de uma das estradas
Desmatamento na Amazônia é intensificado pela construção de estradas