Deputado federal Coronel Tadeu visita HC, conhece rotina do centro cirúrgico e se informa sobre transplantes

O deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP), acompanhado de sua assessora, Adriana Amorim, esteve na última sexta-feira (17/09) no Hospital de Clínicas. Em visita ao Centro Cirúrgico, pôde se informar sobre complexidade de algumas cirurgias, entre elas transplantes.

O superintendente do HC, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, recepcionou o parlamentar e fez uma breve apresentação sobre as atividades desenvolvidas no Hospital, especialmente no contexto de enfrentamento da pandemia. “Mesmo sendo um hospital de referência para casos graves de Covid-19, mantivemos a instituição funcionando para oncologia, transplantes, urgência e emergência, além de exames e algumas especialidades eletivas”, explicou.

Essa foi a segunda visita do parlamentar ao HC. A primeira ocorreu em 2019, acompanhado do senador Major Olímpio, recentemente falecido, vítima da Covid. Oliveira Filho descreveu a situação de acesso a insumos antes e durante a pandemia. Para ilustrar o cenário de dificuldades vividas no ambiente médico-hospitalar, foram apresentados ao deputado alguns itens de uma lista de mais de 10.000 insumos rotineiramente usados no hospital. A maioria deles, importados, sofreram reajustes de mais de 200% nos últimos 18 meses, devido à dolarização e à escassez no mercado global. O superintendente aproveitou para mostrar ao parlamentar alguns itens usados em procedimentos cirúrgicos e exames minimamente invasivos que podem ser adquiridos com emendas de custeio do orçamento da União.

O deputado se declarou honrado em entrar pela primeira vez em um centro cirúrgico e se certificar da importância de um hospital com a complexidade do HC da Unicamp. “Tenho somente que agradecer por essa visita marcada por experiências únicas, como acompanhar a realização de transplantes de fígado e rins, o que levarei como lição de vida e como causa a ser defendida no Congresso Nacional”, afirmou.

No centro cirúrgico, ele pôde acompanhar também uma cirurgia de politrauma por acidente de carro e uma cirurgia de ressecção (extração) de tumor cerebral. Essa etapa da visita foi supervisionada pela enfermeira e diretora da área, Ana Paula Alves. “Sem dúvida, este hospital é um orgulho para a população paulista e um exemplo de esforço, dedicação e perseverança”, concluiu o deputado Coronel Tadeu.

Matéria original publicada no site do HC da Unicamp.

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo