Editora da Unicamp vai doar mais de 65 mil livros para bibliotecas públicas, ONGs e presídios do estado de São Paulo

A Editora da Unicamp acaba de lançar uma campanha de doação de livros para instituições do Estado de São Paulo. O propósito da ação é difundir produções intelectuais de qualidade, tornando obras de cunho técnico, artístico e científico acessíveis a públicos diversos. Assim, a Editora espera compartilhar conhecimento e incentivar a leitura nos mais variados espaços.

Os interessados em receber a doação devem realizar a solicitação até o dia 25 de fevereiro de 2022. É necessário preencher o termo de doação apresentado no Anexo II do Edital GR 4/2021 e enviá-lo para o e-mail: doacao@editora.unicamp.br.

Com a campanha a Editora da Unicamp pretende entregar para cada público títulos que abordam assuntos relacionados aos seus interesses e, para isso, foram organizados três lotes. O lote A será destinado a bibliotecas de escolas de Ensino Médio, o lote B foi reservado para as bibliotecas não especializadas e o lote C é indicado para bibliotecas universitárias.

Para receber a doação, a instituição deve compor um dos seguintes grupos de biblioteca: públicas municipais, de escolas, de universidades, de presídios, de organizações não governamentais sem fins lucrativos, de autarquias, de fundações ou de outras entidades públicas, exclusivamente do estado de São Paulo.

Consulte a lista de livros disponíveis em cada lote.

Confira o Edital na íntegra:

EDITAL GR no 04/2021, de 03/09/2021

Editora da Unicamp – Doação de livros

O Reitor na Universidade Estadual de Campinas, no uso de suas atribuições, FAZ SABER que a Editora da Unicamp torna público o procedimento de doação de livros, mediante manifestação de interesse e realização dos procedimentos descritos pelo presente Edital e seus anexos.

1. DO OBJETO

1.1 Trata-se de doação de livros publicados pela Editora da Unicamp entre 1989 e 2016.

1.2 Os livros serão doados em lotes fechados, compostos segundo o potencial interesse de bibliotecas de escolas de Ensino Médio (lote A); bibliotecas não especializadas (lote B); bibliotecas universitárias (lote C). Ver listagem dos livros presentes em cada lote no Anexo I.

1.3 Os livros passíveis de doação estão em bom estado de conservação, porém podem conter pequenas avarias.

2. DA PARTICIPAÇÃO

2.1 Poderão receber os livros, em forma de doação: bibliotecas públicas do Estado de São Paulo; bibliotecas de escolas da rede municipal, estadual e federal no Estado de São Paulo; bibliotecas de universidades públicas no Estado de São Paulo; bibliotecas de presídios no Estado de São Paulo; bibliotecas de organizações não-governamentais sem fins lucrativos instaladas no Estado de São Paulo; autarquias, fundações ou outras entidades públicas instaladas no Estado de São Paulo.

3. DA SOLICITAÇÃO E RETIRADA DE DOAÇÃO

3.1 A solicitação de doação ocorrerá no período de 10 de setembro a 19 de novembro de 2021, mediante preenchimento e envio do termo de doação apresentado no Anexo I, para o e-mail doacao@editora.unicamp.br.

3.2 As solicitações serão atendidas de acordo com a ordem de chegada e conforme a disponibilidade no acervo de livros previstos para doação.

3.3 A doação dos livros será́ formalizada mediante assinatura de Termo de Doação, devidamente preenchido e assinado pelo donatário e por 2 (dois) membros da Comissão. Ver Anexo II.

3.4 Os livros deverão ser retirados no estoque da Editora da Unicamp à Rua Claudio Abramo

345, Campus Unicamp, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas, São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 17:30. É possível também solicitar o envio dos livros pelos Correios ou por transportadora. Os custos de transporte ou de envio serão de responsabilidade da donatária.

3.5 A retirada deverá ser efetuada mediante prévio agendamento realizado por intermédio do e-mail doacao@editora.unicamp.br

3.6 A retirada deverá ser realizada em até 10 dias úteis a contar da assinatura do Termo de Doação. Eventual pedido de prorrogação de prazo poderá ser concedido mediante solicitação da donatária, quando apresentado dentro do prazo para retirada do material.

3.7 Caso o prazo para retirada do material seja descumprido, a doação será considerada sem efeito.

4. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1 A participação no procedimento de doação implica o conhecimento pleno e a aceitação das condições estipuladas neste Edital.

4.2 É vedada à instituição doadora o recebimento de quaisquer benefícios como gratificação pelos livros doados.

4.3 É expressamente proibida a venda dos livros recebidos como doação.

4.4 Para dirimir dúvidas ou solucionar questões relacionadas a esse Edital, é possível entrar em contato pelo e-mail doacao@editora.unicamp.br.

4.5 Casos omissos, não previstos neste Edital, serão julgados pela Comissão Gestora da Doação com a Direção da Editora da Unicamp.

5. DO FORO

5.1 Para dirimir eventuais questões judiciais ligadas a este edital, fica eleito o foro do Município de Campinas – São Paulo.

Antonio José de Almeida Meirelles

Reitor da Universidade Estadual de Campinas

Solicitações serão recebidas até 19 de novembro. O propósito da campanha é difundir produções intelectuais de qualidade