Deputado federal Gilberto Nascimento visita áreas de oncologia e imagenologia do HC

O deputado federal Gilberto Nascimento (PSC) esteve nesta quinta-feira (09-09) no Hospital de Clínicas para conhecer a instituição. A visita foi resultado de um encontro ocorrido no gabinete do parlamentar em Brasília, em agosto, e aconteceu no período da tarde nas áreas de Oncologia Clínica e Radiologia. Antes, o deputado esteve na superintendência, juntamente com a vice-presidente da Câmara dos Vereadores de Campinas, Debora Palermo (foto acima), para ouvir dos gestores um pouco sobre os serviços prestados pelo HC da Unicamp à Região.

Neste ano, essa foi a terceira visita institucional ao hospital de um deputado federal. O superintendente do HC, professor Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, fez uma breve apresentação ao parlamentar sobre o enfrentamento à pandemia de coronavírus e também sobre outros serviços oferecidos à população. “Mesmo sendo um hospital de referência para casos graves de COVID mantivemos a instituição funcionando para oncologia, transplantes, urgência e emergência, além de exames e algumas especialidades eletivas”, frisou Toninho.

Foi a primeira vez que o deputado federal Gilberto Nascimento visitou o HC da Unicamp. A visita foi relevante ao parlamentar que é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados. “Como enfrentei um câncer recentemente, tenho total convicção da importância de um hospital como esse, que oferece serviços de referência em diagnóstico, cirurgia e tratamento oncológico e quimioterápico para homens e mulheres”, relatou o parlamentar.

Em 30 de junho, o deputado federal Gilberto Nascimento presidiu a sessão da Câmara dos Deputados que aprovou o Projeto de Lei 1605/19, que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer com o objetivo de promover condições iguais de acesso a tratamentos. O projeto inclui, por exemplo, assistencia médica e psicológica, acesso a fármacos e atendimentos especializados, inclusive domiciliares, além de tratamento adequado da dor, atendimento multidisciplinar e cuidados paliativos. A proposta foi enviada ao Senado.

Como sua atuação parlamentar é focada em temas relacionados a saúde e ao câncer, sua primeira opção de visita no Hospital de Clínicas foi o ambulatório de Oncologia Clínica, onde foi recebido pelo professor José Barreto Carvalheira. Após tomar conhecimento sobre dados da área apresentados por Barreto, o deputado foi até o salão de quimioterapia onde ouviu relatos de pacientes.

“Senhoras. Já passei por isso e tenham em mente uma coisa. Aqui não é o ponto final, mas uma vírgula no enredo da vida de cada uma de vocês. Tenham fé nessa superação, pois os melhores profissionais estão aqui para cuidar de todos vocês”, disse o deputado a um grupo de pacientes mulheres que aguardavam a sessão de quimioterapia.

Depois de passar pela Oncologia Clínica, o deputado foi conhecer o centro de diagnósticos por imagem do hospital. Ali foi recepcionado pelo professor Sergio S. J. Dertkigil e pelo diretor da Área, Carlos Henrique Gomes. Dertkigil apresentou serviço de diagnósticos ao parlamentar, inclusive a área que será destinada a montagem de um novo tomógrafo, do qual o deputado será um dos cotistas para aquisição do equipamento avaliado em R$ 3,2 milhões. “Estou convencido da importância deste hospital de alta complexidade em dezenas de especialidades médicas oferecidas para a Região e para o Estado. Meus parabéns a todos que aqui trabalham. Contem comigo”, concluiu Nascimento.

Leia mais sobre o estatuto aprovado na Câmara dos Deputados aqui

Notícia original publicada na página do HC da Unicamp. 

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004