Deputado federal Gilberto Nascimento visita áreas de oncologia e imagenologia do HC

O deputado federal Gilberto Nascimento (PSC) esteve nesta quinta-feira (09-09) no Hospital de Clínicas para conhecer a instituição. A visita foi resultado de um encontro ocorrido no gabinete do parlamentar em Brasília, em agosto, e aconteceu no período da tarde nas áreas de Oncologia Clínica e Radiologia. Antes, o deputado esteve na superintendência, juntamente com a vice-presidente da Câmara dos Vereadores de Campinas, Debora Palermo (foto acima), para ouvir dos gestores um pouco sobre os serviços prestados pelo HC da Unicamp à Região.

Neste ano, essa foi a terceira visita institucional ao hospital de um deputado federal. O superintendente do HC, professor Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, fez uma breve apresentação ao parlamentar sobre o enfrentamento à pandemia de coronavírus e também sobre outros serviços oferecidos à população. “Mesmo sendo um hospital de referência para casos graves de COVID mantivemos a instituição funcionando para oncologia, transplantes, urgência e emergência, além de exames e algumas especialidades eletivas”, frisou Toninho.

Foi a primeira vez que o deputado federal Gilberto Nascimento visitou o HC da Unicamp. A visita foi relevante ao parlamentar que é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados. “Como enfrentei um câncer recentemente, tenho total convicção da importância de um hospital como esse, que oferece serviços de referência em diagnóstico, cirurgia e tratamento oncológico e quimioterápico para homens e mulheres”, relatou o parlamentar.

Em 30 de junho, o deputado federal Gilberto Nascimento presidiu a sessão da Câmara dos Deputados que aprovou o Projeto de Lei 1605/19, que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer com o objetivo de promover condições iguais de acesso a tratamentos. O projeto inclui, por exemplo, assistencia médica e psicológica, acesso a fármacos e atendimentos especializados, inclusive domiciliares, além de tratamento adequado da dor, atendimento multidisciplinar e cuidados paliativos. A proposta foi enviada ao Senado.

Como sua atuação parlamentar é focada em temas relacionados a saúde e ao câncer, sua primeira opção de visita no Hospital de Clínicas foi o ambulatório de Oncologia Clínica, onde foi recebido pelo professor José Barreto Carvalheira. Após tomar conhecimento sobre dados da área apresentados por Barreto, o deputado foi até o salão de quimioterapia onde ouviu relatos de pacientes.

“Senhoras. Já passei por isso e tenham em mente uma coisa. Aqui não é o ponto final, mas uma vírgula no enredo da vida de cada uma de vocês. Tenham fé nessa superação, pois os melhores profissionais estão aqui para cuidar de todos vocês”, disse o deputado a um grupo de pacientes mulheres que aguardavam a sessão de quimioterapia.

Depois de passar pela Oncologia Clínica, o deputado foi conhecer o centro de diagnósticos por imagem do hospital. Ali foi recepcionado pelo professor Sergio S. J. Dertkigil e pelo diretor da Área, Carlos Henrique Gomes. Dertkigil apresentou serviço de diagnósticos ao parlamentar, inclusive a área que será destinada a montagem de um novo tomógrafo, do qual o deputado será um dos cotistas para aquisição do equipamento avaliado em R$ 3,2 milhões. “Estou convencido da importância deste hospital de alta complexidade em dezenas de especialidades médicas oferecidas para a Região e para o Estado. Meus parabéns a todos que aqui trabalham. Contem comigo”, concluiu Nascimento.

Leia mais sobre o estatuto aprovado na Câmara dos Deputados aqui

Notícia original publicada na página do HC da Unicamp.

Comunidade Interna