Unicamp prorroga, até 14 de setembro, as inscrições para o Vestibular 2022

Edição de imagem

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está prorrogando em mais alguns dias as inscrições para o Vestibular Unicamp 2022. As inscrições, que se encerrariam nessa quarta-feira, estão prorrogadas até o próximo dia 14 de setembro (às 17 horas) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. O pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 15 de setembro. Candidatos que já haviam preenchido o formulário, mas ainda não haviam pago o boleto também poderão pagar até o dia 15/9. A taxa de inscrição é de 180,00 reais. O Manual do Ingresso 2022 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas.

O Vestibular Unicamp 2022 oferece 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. 8.327 estudantes foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2022 como para a modalidade Enem-Unicamp 2022. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico no momento da inscrição e usar o código de isento. O número de vagas oferecidas pelo vestibular voltou a 2.540, pois as 639 vagas do Enem-Unicamp, que haviam sido incorporadas ao processo na edição passada, voltarão a ser oferecidas este ano pela modalidade, com inscrições a partir de 3 de novembro.

A Comvest decidiu prorrogar as inscrições em mais alguns dias por ter registrado um número menor do que o previsto de inscrições em todos os segmentos (ampla concorrência, escola pública e cotas étnico-raciais). De acordo com o diretor da Comissão, José Alves de Freitas Neto, como o ingresso só ocorre uma vez no ano, a Comvest decidiu oferecer uma nova oportunidade para estudantes que queiram ingressar na Unicamp, mas ainda não haviam feito a inscrição.

“Sabíamos do momento de desmobilização de muitos estudantes e isso é impacto direto da pandemia no presente e futuro dos jovens. Prorrogar as inscrições é um gesto para que as candidatas e candidatos possam planejar a retomada de seus projetos e sonhos de futuro, o que inclui, buscar uma universidade pública, gratuita e comprometida com a sociedade, com o desenvolvimento da ciência, da educação, das artes e culturas. O recado é bem simples e direto: não espere o próximo ano! Busque sua vaga na Unicamp para 2022, agora, se inscrevendo para o Vestibular”, afirmou José Alves.

Principais datas

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2022 será realizada em um único dia, 7 de novembro de 2021, e a segunda fase acontecerá nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro e outubro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2022.

Para este ano, a Comvest decidiu manter o mesmo número de questões da primeira fase que havia sido reduzido na edição anterior de 90 para 72 e também o tempo máximo para sua realização de quatro horas. A lista de obras de leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2022 apresenta dez obras, ao invés das tradicionalmente 12 obras de anos anteriores.

A Comvest reforça que continuará adotando todas as medidas sanitárias no momento de realização das provas, para garantir que todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde sejam seguidos.

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. A única alteração em relação ao vestibular passado é que saiu a cidade de Fernandópolis.

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Manual do Ingresso 2022, Lives e aplicativo do Vestibular

A Comvest disponibiliza um aplicativo gratuito, a partir do qual os estudantes podem receber alerta sobre as datas importantes do vestibular, além de ter acesso rápido às informações mais relevantes. O aplicativo “Vestibular Unicamp” pode ser baixado gratuitamente.

A Comissão programou uma série de eventos online, com transmissão ao vivo, para facilitar a participação dos candidatos interessados em tirar dúvidas e esclarecer informações sobre as modalidades de ingresso nos cursos de graduação da Unicamp. As transmissões podem ser acompanhadas pelas redes sociais da Comvest: Instagram: @vestunicamp. YouTube: Vestibular Unicamp. Facebook: Vestibular Unicamp. Twitter: @VestUnicamp 

Calendário Vestibular Unicamp 2022

Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição : 2/8 a 14/9/2021 (pagamento até 15/9)

Provas de Habilidades Específicas - Música

15 a 24/9/2021 – Etapa I

22 a 28/10/2021 – Etapa II

1ª fase - 7/11/2021

2ª fase - 9 e 10/1/2022

Provas de Habilidades Específicas - 13 a 15/1/2022

Divulgação da primeira chamada - 14/2/2022

Matrícula online da primeira chamada - 15, 16 e 17/2/2022

*O calendário completo está disponível na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

Imagem de capa
A Comvest decidiu prorrogar as inscrições em mais alguns dias por ter registrado um número menor do que o previsto de inscrições em todos os segmentos (ampla concorrência, escola pública e cotas étnico-raciais)

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa