Reitor da Unicamp visita os campi de Limeira e anuncia investimentos em tecnologia

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, visitou na última quarta-feira (18) os campi de Limeira, onde conheceu as demandas da Faculdade de Tecnologia (FT), do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) e da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA).

Preparativos e alternativas para a volta das atividades presenciais, investimentos em tecnologia e mais aproximação entre as unidades de Limeira e Campinas foram alguns dos principais temas abordados. Em relação aos investimentos, o reitor explicou que uma revisão orçamentária resultou na possibilidade de aplicação de recursos na estrutura de informática, sistemas de câmeras e outras tecnologias para modernizar as condições de ensino, independentemente do formato das aulas – presenciais, remotas e híbridas. “São avanços necessários mesmo depois dessa fase de adpatação de retorno”, explicou.

Prefeito de Limeira Mario Botion recebeu a comitiva da Unicamp em seu gabinete

O reitor também ouviu dos representantes e professores de Limeira peculiaridades e opiniões sobre os preparativos para a volta das atividades, ponderando desafios como a necessidade de mais avanços no calendário de vacinação e de menos prejuízos ao aprendizado, com ênfase em alunos que cursam os últimos anos e que dependem de aulas práticas para a sua a formação. O mapeamento dos perfis dos alunos e das suas cidades de origem foi outro ponto debatido, assim como a importância da flexibilização do processo de volta as aulas e democratização do debate, inclusive ouvindo alunos e considerando peculiaridades. A Unicamp, nas três cidades (Campinas, Piracicaba e Limera) tem estudantes a partir do ensino médio até as demais graduações. “Estamos ouvindo os envolvidos neste processo para prepararmos, de forma gradativa, para o retorno pleno previsto para 2022, com o devido suporte acadêmico e tecnológico, além é claro da segurança”, explica.

As visitas em Limeira também contaram com a presença dos pró-reitores Fernando Coelho, de Extensão e Cultura (Proec); João Marcos Travassos Romano, de Pesquisa e Ivan Toro, de graduação; além de Paulo Cesar Montagner, chefe de gabinete da Unicamp; e Augusto César Silveira, diretor Executivo da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI). A comitiva foi recebida pelo diretor da FT, Renato Falcão Dantas, e o diretor associado, Leonardo Lorenzo Bravo Roger, além de Francisco José Arnold e Marcela Candian Paduelli. O diretor associado do Cotil, José Alberto Matioli, representou o Colégio.

Na sequência, o reitor, pró-reitores e chefe de gabinete visitaram a FCA e foram recebidos pelos diretores Márcio Alberto Torsoni e Milena Pavan Serafim. No período da tarde, o encontro foi com o prefeito de Limeira, Mario Botion.

Preparativos para a volta das atividades presenciais, investimentos em tecnologia e mais aproximação entre as unidades de Limeira e Campinas foram alguns dos temas abordados