É hora de iluminar a Universidade

Celebração de reabertura dos campi da Universidade no dia 13 de setembro de 2021

Com a publicação da Resolução GR 024/2020, o dia 13 de março do ano passado entrou para a história da Universidade ao marcar o início de um período de atividades remotas. Naquele momento, ainda não sabíamos por quanto tempo nossos campi ficariam esvaziados, desprovidos da vida que emerge quando a comunidade universitária ocupa seus espaços.

Hoje, o cenário mudou. A ampliação do conhecimento sobre a doença e o alcance da vacinação para toda a população trouxeram uma nova perspectiva para o futuro. Passado exatamente um ano e meio daquele dia 13, é o momento de inaugurar uma nova fase na Universidade. O reitor Antonio José de Almeida Meirelles conclama todas as servidoras e servidores da Universidade já imunizados contra a Covid-19, e que ainda não estão em atividades presenciais, a retornarem aos campi a partir de 13 de setembro de 2021. Estudantes de graduação e de pós-graduação também poderão retornar após a vacinação completa. O formato das atividades didáticas será determinado pelas respectivas faculdades, institutos e colégios técnicos.

Para marcar esse momento tão especial e celebrar essa nova fase, ocorrerá uma cerimônia de reabertura dos campi no dia 13 de setembro. Após um simbólico “acender de luzes”, haverá uma homenagem às vítimas da Covid-19 e uma programação especial durante a semana, com eventos artísticos.

Com a atenção voltada para a comunidade universitária, iniciativas para garantir o retorno seguro estão sendo elaboradas pelo Comitê Científico de Contingência do Coronavírus da Unicamp, criado pela Resolução GR-43/2021, e pelo Grupo de Trabalho para a Retomada de Atividades Presenciais na Unicamp, criado pela Portaria GR-99/2021. Entre elas, destacam-se: a testagem prévia para SARS-CoV-2; o treinamento de medidas sanitárias por meio de videoaulas; o uso de aplicativo para vigilância epidemiológica; e a ação fundamental de acompanhamento dos Comitês de Crise locais dos Institutos, Unidades, Órgãos, Centros, Núcleos e Colégios Técnicos.

E, mais importante, a Unicamp, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas e o CECOM – Centro de Saúde da Comunidade –, promoverá, a partir do dia 17 de agosto, a vacinação para todos os servidores, estudantes e funcionários de empresas terceirizadas que ainda não se imunizaram.

Este é um momento especial para a Unicamp. Com segurança, cuidado e respeito pela comunidade, é hora de iluminar a Universidade.

Reitoria da Unicamp

Campinas, 13 de agosto de 2021.

 

Imagem de capa

Celebração de reabertura dos campi da Universidade no dia 13 de setembro de 2021
Celebração de reabertura dos campi da Universidade no dia 13 de setembro de 2021