É hora de iluminar a Universidade

Autor
Edição de imagem

Celebração de reabertura dos campi da Universidade no dia 13 de setembro de 2021

Com a publicação da Resolução GR 024/2020, o dia 13 de março do ano passado entrou para a história da Universidade ao marcar o início de um período de atividades remotas. Naquele momento, ainda não sabíamos por quanto tempo nossos campi ficariam esvaziados, desprovidos da vida que emerge quando a comunidade universitária ocupa seus espaços.

Hoje, o cenário mudou. A ampliação do conhecimento sobre a doença e o alcance da vacinação para toda a população trouxeram uma nova perspectiva para o futuro. Passado exatamente um ano e meio daquele dia 13, é o momento de inaugurar uma nova fase na Universidade. O reitor Antonio José de Almeida Meirelles conclama todas as servidoras e servidores da Universidade já imunizados contra a Covid-19, e que ainda não estão em atividades presenciais, a retornarem aos campi a partir de 13 de setembro de 2021. Estudantes de graduação e de pós-graduação também poderão retornar após a vacinação completa. O formato das atividades didáticas será determinado pelas respectivas faculdades, institutos e colégios técnicos.

Para marcar esse momento tão especial e celebrar essa nova fase, ocorrerá uma cerimônia de reabertura dos campi no dia 13 de setembro. Após um simbólico “acender de luzes”, haverá uma homenagem às vítimas da Covid-19 e uma programação especial durante a semana, com eventos artísticos.

Com a atenção voltada para a comunidade universitária, iniciativas para garantir o retorno seguro estão sendo elaboradas pelo Comitê Científico de Contingência do Coronavírus da Unicamp, criado pela Resolução GR-43/2021, e pelo Grupo de Trabalho para a Retomada de Atividades Presenciais na Unicamp, criado pela Portaria GR-99/2021. Entre elas, destacam-se: a testagem prévia para SARS-CoV-2; o treinamento de medidas sanitárias por meio de videoaulas; o uso de aplicativo para vigilância epidemiológica; e a ação fundamental de acompanhamento dos Comitês de Crise locais dos Institutos, Unidades, Órgãos, Centros, Núcleos e Colégios Técnicos.

E, mais importante, a Unicamp, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas e o CECOM – Centro de Saúde da Comunidade –, promoverá, a partir do dia 17 de agosto, a vacinação para todos os servidores, estudantes e funcionários de empresas terceirizadas que ainda não se imunizaram.

Este é um momento especial para a Unicamp. Com segurança, cuidado e respeito pela comunidade, é hora de iluminar a Universidade.

Reitoria da Unicamp

Campinas, 13 de agosto de 2021.

 

Imagem de capa
Celebração de reabertura dos campi da Universidade no dia 13 de setembro de 2021

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

As aquisições ampliam a capacidade de oferta de conteúdos de qualidade para a comunidade 

Comitiva liderada pelo reitor Antonio Meirelles esteve no Reino Unido para reforçar a imagem da Universidade e aprofundar as parcerias já existentes

Congresso de Extensão e Cultura debateu o tema “Curricularização e Democratização”

Cultura & Sociedade

Movimento global em prol de doações ocorre no dia 29 de novembro, próxima terça-feira

O grupo coordenado pela professora Elizabeth Bilsland, do Instituto de Biologia, contou com apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura