Professora emérita da FOP, Sônia Vieira, lança livros sobre Bioestatística

As obras Introdução à Bioestatística e Metodologia Científica para a Área de Saúde, de autoria de Sônia Vieira, professora emérita da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, acabam de ser lançadas pela Editora Guanabara Koogan, do Grupo GEN.

Metodologia Científica para a Área de Saúde, 3a edição, com 216 páginas, tem a coautoria de William Saad Hossne (in memoriam). O livro traz discussão crítica sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes métodos utilizados na pesquisa científica na área de saúde e apresenta novas pesquisas em seres humanos. Traz menções e citações de regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), além de mencionar disposições da FDA dos Estados Unidos. Com diagramas que complementam a exposição dos diferentes tipos de estudos clínicos, é literatura para pesquisadores da área de saúde e formuladores de políticas que têm a responsabilidade de julgar a consistência de uma pesquisa, a fim de aplicar os resultados.

Introdução à Bioestatística chega à sua 6ª edição com 296 páginas, revisto e ampliado com base na literatura mais recente sobre o tema. A obra enfatiza as indicações e restrições das técnicas estatísticas. Traz os conceitos teóricos de modo didático, acompanhados por muitos exemplos e exercícios que mostram como interpretar os resultados obtidos. O conteúdo é relevante para estudantes de diversas áreas e para cientistas e profissionais que precisam interpretar resultados estatísticos. De acordo com a autora, “as ciências da saúde recorrem cada vez mais à estatística para realizar análises de fenômenos biológicos. Entretanto, a condução e a avaliação de uma pesquisa dependem, em boa parte, do conhecimento do pesquisador sobre as potencialidades e as limitações das técnicas estatísticas utilizadas”.

Leia matéria completa no site da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).