Curso gratuito e on-line sobre biotecnologia agrícola

O Centro de Pesquisa em Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC), formado em parceria entre Unicamp e Embrapa, lança a terceira edição do curso “From Gene to Trait”, que ocorrerá, neste ano de 2021, em formato 100% digital, com aulas semanais de 2h entre os meses de agosto a dezembro. O programa do curso abordará desde a descoberta de genes utilizando genômica e bioinformática, até o desenvolvimento de variedades biotecnológicas comerciais, passando pela tecnologia de DNA, transformação e edição gênica, fenotipagem em larga escala, prova de conceito em campo, desenvolvimento de “traits”, desregulamentação e propriedade intelectual. O prazo de inscrição é dia 05 de agosto por meio de um formulário online.

“A ideia é que seja um curso completo cobrindo todas as etapas desde a descoberta de genes até lançamento comercial, incluindo questões regulatórias”, explica Paulo Arruda, professor do Instituto de Biologia e coordenador do GCCRC. Tópicos associação genômica ampla; genômica comparativa e transcriptômica, análise de microbiomas, metagenômica, coleções de cultura de microrganismos, inoculantes sintéticos, ensaios de inoculação e edição genética serão algumas das técnicas abordadas no programa do curso.

O curso será ministrado por especialistas de universidades e empresas de biotecnologia agrícola nacionais e internacionais.

Estudantes de mestrado e doutorado interessados em contar créditos para o curso de pós-graduação podem se inscrever como aluno regular ou especial (até 05 de agosto) e optar pela disciplina NG300, seguindo as orientações da Diretoria Acadêmica da Unicamp. Recomendamos que todos preencham o formulário de inscrição.

Ao todo serão disponibilizadas 100 vagas. A seleção de participantes será baseada na descrição da motivação do candidato em participar do curso. Todos os inscritos serão informados dia 6 de agosto sobre o aceite para a participação do curso.

As aulas serão realizadas em português e inglês. Haverá certificado para os participantes que frequentarem 75% das aulas. As aulas se iniciam em 12 de agosto e ocorrerá às quintas-feiras das 16:00 ás 18:00 pelo sistema Google Meet.

Sobre o GCCRC

O Centro de Pesquisa Genômica para Mudanças Climáticas (GCCRC) é um Centro de Pesquisa conjunto Embrapa/Unicamp, coordenado pelo professor Paulo Arruda. Sua missão principal é a criação de ativos biotecnológicos por meio da genômica aplicada à adaptação de cultivos aos estresses associados às mudanças climáticas. O GCCRC construiu e expandiu a Unidade Conjunta de Pesquisa em Genômica Aplicada à Mudança do Clima (UMiP GenClima), uma iniciativa entre Embrapa e Unicamp estabelecida em 2012. O GCCRC reuniu cientistas em um laboratório de ponta financiado pela FAPESP por meio do programa Centros de Investigação em Engenharia (ERC) e pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia.

Dúvidas ou informações detalhadas podem ser solicitadas em gccrc@gmail.com.

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”