Dow e Unicamp celebram sucesso de parceria inédita com foco em alunos da rede pública de ensino

Autoria
Edição de imagem

O acesso à universidade, em um país tão plural e diverso como o Brasil, não é um caminho possível para todos, em especial para os alunos da rede pública. Assim, muitos talentos, sem oportunidades de se preparar adequadamente, acabam não desenvolvendo seu potencial.

Foi justamente para contribuir com a mudança desse cenário que a Dow e a Unicamp se uniram para um projeto pioneiro, o Programa Ilimite-se. A iniciativa financiou, durante os últimos 12 meses, bolsas para estudantes que ingressaram na graduação por meio do ProFIS. Além do apoio, os alunos também tiveram a oportunidade de receber mentoria de profissionais da empresa.

O encerramento da primeira edição do programa aconteceu virtualmente, em um encontro que reuniu professores da Unicamp e executivos da Dow para a apresentação dos projetos de iniciação científica desenvolvidos pelos bolsistas. Na abertura do encontro, o Prof. Dr. Ivan Felizardo Contrera Toro, Pró-Reitor de Graduação da Unicamp, exaltou a parceria com a Dow e ressaltou a importância do investimento em ciência e pesquisa.

Para a diretora de Inovação para a Dow na América Latina, Ana Claudia Rueda, as empresas possuem papel importante em desenvolver iniciativas de Inclusão & Diversidade que minimizem a desigualdade de oportunidades desses jovens e proporcionem acesso à qualificação profissional.

A executiva destaca que a Dow enxerga de maneira estratégica suas parcerias com instituições de ensino, atentando o olhar para os novos talentos. “As parcerias entre empresas e universidade são valiosas para que os alunos possam conhecer as corporações e para que as companhias tenham a oportunidade de investir e revelar grandes talentos. Dentro das universidades estão os futuros profissionais, que poderão contribuir com novas perspectivas e ideias a partir de sua visão de mundo, gerando inovação em todas as áreas da companhia - inclusive através de produtos e processos diferenciados”, destaca a executiva.

Considerando a ambição da Dow de se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inclusiva do mundo, bem como seu compromisso de promover a inclusão e diversidade no mercado de trabalho, a parceria com a Unicamp se consolida como uma importante iniciativa para estimular a transformação da sociedade por meio da educação e da qualificação profissional de jovens com potencial.

Além da presença de Ivan Toro, Pró-Reitor de Graduação da Unicamp e de Ana Claudia Rueda, diretora de Inovação para a Dow na América Latina, estiveram presentes no evento o presidente da Dow Brasil e América Latina, Javier Constante; Marco Gregório, presidente de Performance de Coatings & Materials da Dow e Flávia Venturoli, diretora Comercial da Dow para América Latina.

Sobre o Ilimite-se

O Ilimite-se é uma iniciativa do Global African Afinity Network (GAAN) - grupo de afinidade da Dow voltado para promoção da equidade racial no ambiente corporativo. Além de promover a inclusão, o programa tem o objetivo de despertar a vocação científica nos alunos, oferecendo mecanismos de apoio à permanência na vida acadêmica. Além da bolsa de iniciação científica, o programa também ofereceu aos beneficiados mentoria de profissionais da empresa. Os mentores tiveram a missão de contribuir com o desenvolvimento das soft skills dos alunos, ajudando-os a estar melhor preparados para integrar o mercado de trabalho.

Carina Fontes, estudante de Química Tecnológica, conta que a mentoria a ajudou a se conhecer melhor e a definir quais são seus objetivos. “Meu maior ganho foi me tornar uma pessoa mais confiante e aberta a novos desafios”, relata. Para a mentora Karen Crusca, especialista de Marketing da Dow, é muito gratificante ver a empresa expandir para a sociedade civil uma das suas missões, que é ser referência na atração, capacitação e desenvolvimento de novos talentos. “Com o Ilimite-se, Dow e Unicamp estão contribuindo para que uma nova parcela dessa geração de talentos seja mais diversa”, afirma.

Confira os temas dos projetos apresentados pelos bolsistas do Dow Ilimite-se:

Exploração do comportamento estrutural a vis do conhecimento geométrico para o desenvolvimento de uma geodésica

Angélica Guimarães dos Santos – Engenharia Civil

Material didático de português para falantes de espanhol no contexto de internacionalização acadêmica

Angélica Renata da Costa – Letras

Eletro-Oxidação de glicerol em nanopartículas de Cu decoradas com Pt

Antônio Francisco Morino Neto – Engenharia Elétrica

O uso de nanocristais de celulose com grupos fosfatos para a obtenção de estruturas de biovidro

Carina Oliveira Fontes – Química Tecnológica

Obtenção de uma mistura de ácidos graxos de elevada massa molar a partir da cera da cana-de-açúcar

Gabriel Julio da Silva – Engenharia Química

Carlos Gomes embranquecido – Imagem e tensões raciais em torno da memória do artista, séculos XIX-XX

Isabelle Cristine de Souza Germano – Artes Visuais

A evolução do ciclo global do fósforo

Julia Satelos de Godoy – Engenharia Ambiental

Cimento de oxi-sulfato de magnésio (Mos) com adição de sílica do arroz e microfibra de politereftalato de etileno (Pet)

Júlia Tulio Gomes – Engenharia Civil

AFRONTAMENTO: o empoderamento negro através da estética nas periferias

Sabrina Savani Sena – Artes Visuais

Apoio social percebido e sua relação com funcionalidade familiar em idosos durante a pandemia de Covid-19.

Vitória Rocha Janhaque - Enfermagem

Leia mais: 

Parceria entre Dow e Unicamp concede bolsas de iniciação científica a alunos vindos do ProFIS

 

Imagem de capa
Com bolsas de permanência e apoio à iniciação científica e mentoria, Programa Dow Ilimite-se incentiva que alunos do Profis  se dediquem exclusivamente à sua formação

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”