Ciência na pandemia, empreendedorismo e sustentabilidade estarão em pauta na UPA 2021

Autoria
Edição de imagem

Uma das missões do programa Unicamp de Portas Abertas (UPA) é apresentar não apenas os laboratórios, bibliotecas e espaços físicos dos campi, mas também as diversas frentes de trabalho da Universidade e projetos desenvolvidos por professores e alunos que contribuem para o avanço e o bem-estar da sociedade. Para que os estudantes do ensino médio e vestibulandos conheçam alguns desses trabalhos, a UPA deste ano vai contar uma programação de painéis que vão discutir grandes temas, como a produção científica e de novas tecnologias provocada pela pandemia do coronavírus, o incentivo à inovação e ao empreendedorismo já na graduação, além das preocupações da Unicamp com a sustentabilidade e a defesa dos direitos humanos. A UPA 2021 será realizada nos dias 20 a 23 de julho e os painéis serão transmitidos ao vivo pelo canal da TV Unicamp no YouTube, sempre às 10h. O público pode participar enviando suas questões e comentários via chat. 

foto mostra pesquisador vestido com roupas de proteção segurando uma amostra de coronavírus
Atuação da Unicamp no combate à pandemia do coronavírus estará entre os temas discutidos na UPA 2021 (foto: Liana Coll)

No dia 21 de julho, segundo dia de UPA, ocorre o primeiro painel com o tema Ciência e Tecnologia na Pandemia. Nele, alguns dos membros da Força-Tarefa Unicamp contra a Covid-19 vão compartilhar um pouco de suas experiências no desenvolvimento de pesquisas importantes para o combate à covid-19 que são realizadas na Universidade desde o início da pandemia. Eles também comentam a importância do incentivo à ciência e dos desafios de formar novos pesquisadores para o futuro. Participam do bate-papo os professores Marcelo Mori, Luiz Carlos Dias, Marisa Beppu e Anderson Rocha, além de estudantes que participam dos trabalhos realizados pelo grupo. 

O bate-papo sobre Empreendedorismo e Inovação na Universidade será no dia 22 de julho, terceiro dia de UPA. Organizado pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova), o painel vai apresentar as iniciativas de empreendedorismo em que estudantes de graduação da Unicamp podem se envolver desde o início do curso, além de discutir os benefícios de se incluir o incentivo à inovação ao longo da vida acadêmica. A discussão vai contar com a participação de Mariana Inglez, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp; David Figueira, ex-aluno da Unicamp, CEO do Grupo Lamas e presidente do grupo Unicamp Ventures; além de alunos representantes da Liga Empreendedora e das Empresas Juniores da Unicamp. 

No quarto e último dia da UPA, 23 de julho, o tema da discussão será Sustentabilidade e Direitos Humanos. O bate-papo vai apresentar projetos que tornam a Unicamp uma universidade mais sustentável, como a busca por maior eficiência energética, desenvolvimento de novas tecnologias e incentivo a pesquisas sobre o tema. Também serão discutidas ações para o fortalecimento de uma cultura de defesa dos direitos humanos na Universidade e na sociedade. Participam deste painel os professores Luiz Carlos Pereira da Silva, coordenador do projeto Campus Sustentável; Danúsia Arantes, coordenadora do projeto Olhos no Futuro, que leva a escolas públicas a discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas; e Josianne Cerasolli, coordenadora do Observatório de Direitos Humanos da Unicamp. Participam também alunos de graduação envolvidos nesses três projetos. 

foto mostra prédios da Unicamp com placas de geração de energia fotovoltaica
Geração de energia fotovoltaica em espaços do campus é uma das ações da Unicamp na busca por um futuro mais sustentável (foto: divulgação Campus Sustentável)

Outras atividades e inscrições

Além dos painéis com discussões sobre grandes temas, as faculdades e institutos da Unicamp estão organizando atividades específicas sobre os mais de 50 cursos de graduação oferecidos pela Universidade. Elas vão ocorrer durante os quatro dias de UPA, no período das 14h às 17h30, também por meio de transmissões pelos canais das unidades de ensino no YouTube. Os vestibulandos poderão conferir quantas atividades quiserem e, como elas ficarão gravadas nos canais, será possível rever e compartilhar com os amigos. 

Outro destaque da UPA 2021 são as atividades específicas sobre o Vestibular da Unicamp em todos os dias do evento. Serão lives e painéis interativos sobre as diferentes modalidades de ingresso na Unicamp, o formato das provas e as políticas de inclusão e permanência estudantis. Os vestibulandos vão poder interagir com a equipe da Comvest, tirar dúvidas e falar de suas expectativas para as provas e de se tornarem calouros da Unicamp em 2022. As atividades sobre o vestibular também serão transmitidas pelo YouTube e pelo Instagram.

As inscrições de estudantes já podem ser realizadas pelo site da UPA - upa.unicamp.br, na aba “programação”. Ao acessar a página, os interessados podem visualizar as atividades de acordo com os cursos de graduação ou então divididas por faculdades e institutos. Os estudantes podem se inscrever em todas as atividades que tiverem interesse preenchendo um formulário simples disponível na página. Depois dessa etapa, os estudantes vão receber por e-mail os links de transmissão das atividades em que se inscreveram. 

No entanto, os links para acompanhar todas as atividades estarão disponíveis no site da UPA para todo o público, então não é necessário estar inscrito para participar. Ainda assim, a organização da UPA pede para que os interessados façam as inscrições para que seja possível conhecer mais o perfil dos estudantes brasileiros interessados na Unicamp e aprimorar o que a Universidade tem a oferecer. 

A programação completa das atividades organizadas pelas faculdades e institutos, das atividades sobre o Vestibular Unicamp e os links para as transmissões serão divulgados em breve no Portal Unicamp, no site da UPA - upa.unicamp.br e pelos perfis da Unicamp nas redes sociais. 

Imagem de capa
foto mostra garota olhando pelas objetivas de um microscópio

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”