Estudantes da Engenharia Química arrecadam recursos para compra EPI´s e medicamentos para o HC

Os estudantes da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp se uniram em campanha e arrecadaram recursos para o Hospital de Clínicas (HC). Em um período de apenas duas semanas e com mais de 68 doadores, os estudantes arrecadaram R$ 5.620,00 para ajudar o HC Unicamp na contra a covid-19. Com o valor arrecadado, será possível ao hospital comprar cadeiras de banho, luvas de silicone e máscaras cirúrgicas e EPI´s, artigos essenciais para a realização das atividades dos profissionais de saúde.

A criação da campanha solidária “Seja um amigo do HC” ocorreu a partir da união de forças dos alunos participantes de todas as entidades da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp: Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Engenharia Química (AAAFEQ), Empresa Júnior de Engenharia Química (Propeq), Programa de Educação Tutorial da Engenharia Química (PET-EQ), Centro Acadêmico (Cafeq) e Semana Acadêmica de Engenharia Química (SEQ).

Realizando reuniões semanais por quase dois meses, os estudantes encabeçaram a campanha e dividiram seus esforços para a realização de publicações de divulgação em veículos de comunicação. O objetivo visava atingir a meta mínima de R$ 5 mil em até 15 dias, mas conseguiram arrecadar o equivalente a 112,40% do esperado.

“Todos sabemos que o HC Unicamp tem uma grande importância, visto que é uma referência na região, responsável por atender várias comunidades. Mas para nós, além de tudo isso, ele também faz parte da nossa casa, do local onde estudamos, é para ele que pedimos socorro quando precisamos. É o HC que cuida de nós, que somos estudantes da Unicamp”, relatam com sentimento de apreço e solidariedade ao hospital os membros da Atlética da Engenharia Química da Unicamp.

Solidariedade e ação social

De acordo com os estudantes do curso de Engenharia Química da Unicamp, a campanha trouxe à tona a relação entre a ação profissional e social. Um dos objetivos da Semana Acadêmica de Engenharia Química, evento organizado anualmente pelos alunos, é contribuir na formação dos futuros engenheiros químicos do país e retribuir algo para a sociedade.

“Participar da campanha “Seja Amigo do HC” foi uma oportunidade de arrecadarmos recursos para o Hospital e de divulgar a importância desse setor para a sociedade. Em parceria com as outras entidades da FEQ, estamos muito satisfeitos por atingir as metas do projeto e por aprender muito com ele durante a sua realização. Esperamos realizar mais atividades do tipo em prol da comunidade”, escrevem os alunos.

Para a entidade vinculada ao Ministério da Educação, o PET-EQ, impactar a comunidade local foi uma grande motivação. Um dos objetivos do Programa de Educação Tutorial (PET-EQ) é impactar a sociedade e transformar a realidade da comunidade ao redor, através de projetos do PET-EQ. Isso, por sua vez, dizem os futuros engenheiros químicos, está intrinsecamente relacionado aos pilares e estrutura da Universidade.

Matéria original publicada no site do Hospital de Clínicas da Unicamp.